Como saber quando sua empresa deve mudar de contador

Como saber quando sua empresa deve mudar de contador

A contabilidade de um negócio deve ser o braço direito de uma empresa. O seu contador está fazendo um bom trabalho? Como está o relacionamento entre vocês? Os serviços prestados atendem as demandas da sua empresa?

Você está satisfeito com os serviços que seu contador oferece? Um bom escritório de contabilidade que lhe forneça ferramentas para uma boa gestão financeira e contábil é essencial para o bom andamento de qualquer negócio, seja grande ou pequeno.

Seu contador vem atendendo todas as necessidades que você precisa? Tem cometido erros? Em alguns caso é muito importante considerar mudar de profissional. Mas como escolher bem um profissional ou escritório de contabilidade? Quais motivos relevantes que possa levar você a tomar tal decisão?

Seu contador tem um bom conhecimento técnico?

A legislação tributária e fiscal sofre atualizações com muita frequência. Seu contador precisa ter conhecimento adequado para atender as demandas jurídicas e contábeis que sua empresa necessitar, além de procurar atualizar seu conhecimento frequentemente. Um dos papéis do contabilistas é facilitar o entendimento de sua saúde financeira para o gestor ou dono do negócio. Se seu contador não estiver bem antenado aos métodos e às ferramentas contábeis, você pode ser multado, tomar decisões ruins, perder oportunidades ou mesmo estar pagando impostos além do necessário. Avalie bem o conhecimento do profissional que lhe presta serviço.

Ele está disponível quando você precisa?

É comum que várias dúvidas surjam com a abertura de uma empresa ou com as mudanças de cenários, investimentos, enquadramento tributário e análises de riscos. A ajuda do contador é fundamental para que o empresário tenha informações corretas para poder tomar decisões acertadas. Se o contador não retorna os seus telefonemas, demora para responder e-mails e dificulta a comunicação, talvez seja interessante buscar um novo profissional de contabilidade.

Ele auxilia na gestão estratégica do negócio?

O contador seja mais do que um simples prestador de serviços. Ele é seu parceiro de negócios. Ele deve ser um assessor que colabore diretamente para que a empresa atinja o sucesso esperado. Se possível, busque um contador que tenha experiência dentro do seu ramo de atividade, com especialização na área, caso seu contador não demonstre capacidade para desenvolver um planejamento estratégico fiscal-contábil adequado para você. O melhor mesmo é você contar com um bom escritório de contabilidade, assim você terá profissionais de diversas áreas à sua disposição.

Ele é proativo?

Sendo o contador um assistente direto da gestão da empresa, é muito melhor que ele seja proativo do que reativo. Assim, é possível antever futuros problemas em vez de deixar que eles cheguem para depois resolvê-los. Aquele velho ditado: “prevenir é melhor do que remediar”. O contador deve analisar, dentre outras coisas, linhas de crédito, o melhor enquadramento tributário para o seu negócio e questões burocráticas, a fim de sugerir melhores direções para seu negócio. O contador é peça-chave no controle das finanças, nas decisões de risco e para futuros investimentos, principalmente em negócios que estão em desenvolvimento ou começando.

Seu contador deve ser responsável, acessível e competente para oferecer o que exatamente o que você precisa.

Procurando um novo escritório de contabilidade, com expertise e competência? Conte conosco!