Principais erros no fluxo de caixa de uma empresa

Principais erros no fluxo de caixa de uma empresa

A saúde financeira de um negócio depende, dentre muitos fatores, da forma como os erros no fluxo de caixa são tratados.

O empresário, muitas vezes, não dispõe de informações relevantes sobre o seu negócio e, por isso, enfrenta problemas com a tomada de decisão ou endividamento excessivo do empreendimento, que pode gerar inúmeros problemas financeiros, começando com a redução da margem de lucro e resultando na falência da empresa.

Controlar as finanças é essencial para o futuro de qualquer empreendimento.

O que é fluxo de caixa

É um instrumento que permite analisar as movimentações financeiras em um dado período de tempo. O seu acompanhamento demonstra a circulação do dinheiro da empresa, registrando as entradas e saídas diariamente. É considerado o coração da operação de um negócio.

Qual a sua importância

O fluxo de caixa permite ter controle sobre a situação atual da empresa e ter uma estimativa futura da movimentação de recursos. Assim, o empresário tem a oportunidade de verificar se há excedente ou a falta de caixa antes mesmo que essa situação se concretize.

Essa previsibilidade é essencial para planejar ações para destinar os recursos ou criar iniciativas para aumentar a entrada de dinheiro. Porém, mesmo nas empresas em que esse processo está bem estabelecido, ainda há erros que podem comprometer a sua eficiência.

Esse cenário acontece com frequência e nem sempre representa um problema de grandes proporções. Porém, uma vez que foi identificado, é essencial corrigir os erros e evitar a sua repetição no futuro.

Principais erros no fluxo de caixa

Erros de gestão acontecem, porém jamais devem se tornar a norma na empresa. Inexperiência ou falta de conhecimento sobre gestão financeira são os principais motivos pela criação desse obstáculo. É fundamental saber utilizar o fluxo de caixa a seu favor.

1. Misturar as finanças empresariais e pessoais

É um dos erros mais frequentes que donos de pequenos negócios que ainda não estão cientes da importância de separar a pessoa jurídica da pessoa física cometem.

Pode parece mais simples pagar a sua fatura do cartão de crédito com dinheiro disponível no caixa da empresa. Porém, todas essas operações devem ser registradas separadamente com o intuito de não ferir o Princípio da Entidade, que prevê que o patrimônio empresarial não pode utilizado para benefício próprio.

Além de causar problemas para fechar a contabilidade, a remuneração dos sócios só pode ser paga após a apuração do saldo disponível. Portanto, é importante eliminar essa prática que gera problemas na gestão do fluxo de caixa.

2. Não lançar todas as movimentações

Na gestão de uma empresa cada centavo conta que entra ou sai conta. Logo, é dever do profissional da área de finanças registrar todas as movimentações de entrada e saída, por mais insignificantes que pareçam.

Até mesmo a cobrança de taxas pode deixar o saldo da conta bancária negativo, o que acarreta taxas e juros referentes ao cheque especial.

O fluxo de caixa é um instrumento muito abrangente, que deve ser adaptado para incluir um número detalhado de saídas, desde as contas de luz até o recolhimento de impostos. Há também campos dedicados ao registro do saldo inicial e final do período a ser analisado. É muito importante que todos os dados de entrada e saída sejam lançados, para que os resultados reflitam a realidade com precisão.

3. Praticar uma política de crédito muito flexível

Fazer negócios sem oferecer a possibilidade de compras parceladas é algo muito difícil de faze acontecer. Porém, é importante saber como as formas de pagamento afetarão a entrada de capital.

Se você permite que os seus clientes parcelem as compras a médio prazo, isso fortalece o seu relacionamento. Porém, se os seus fornecedores exigem o pagamento sempre à vista, você pode se encontrar em uma situação de desiquilíbrio. Esse cenário pode ser corrigido por meio da realização de uma avaliação de crédito em que, se o cliente tiver um bom histórico de pagamento, podem ser oferecidas opções mais flexíveis.

Dica: procure adequar o prazo de recebimento das faturas dos clientes para, pelo menos, 10 dias antes do vencimento das contas a pagar. Isso pode garantir que o caixa da empresa estará com saldo positivo para arcar com os pagamentos.

4. Não saber como interpretar as informações

A falta de conhecimento técnico sobre as informações financeiras é um dos maiores desafios e é uma das principais causas do fechamento de novas empresas nos primeiros anos de funcionamento. Resulta na tomada de decisões incompatíveis com a realidade da empresa e que podem afetar os resultados a longo prazo.

Um dos erros mais comuns tem relação com as vendas a prazo. Muitas empresas tratam a estimativa de entradas futuras nas vendas a prazo como algo garantido, mas se esquecem que clientes podem ficar inadimplentes. Isso gera a perda de capital de giro que, na maioria das vezes, não é percebido até o último momento.

Busque conhecimento sobre o tema por meio de cursos, palestras e treinamentos, tanto presenciais quanto on-line.

5. Não acompanhar indicadores financeiros

Apesar da sua relevância, devemos reconhecer que é necessário utilizar outros controles para viabilizar a tomada de decisões. Se você ainda não usa indicadores financeiros, nós sugerimos algumas opções:

  • evolução de custos fixos e variáveis — a sua apuração indica quanto a empresa deve produzir ou comercializar para cobri-los e, ainda, obter a margem de lucro;
  • margem de contribuição — representa quanto a venda de produtos ou serviços contribuirá para que a empresa seja capaz de arcar com os custos e, posteriormente, gerar lucros;
  • ponto de equilíbrio — é a quantidade de receita mínima que a empresa deve atingir para cobrir os custos e pagar as despesas;
  • liquidez corrente — demonstra qual valor a empresa tem para receber em curto prazo se comparado com quanto precisa pagar no mesmo período.

Conclusão

Embora a sua empresa cometa erros no fluxo de caixa, é possível reverter essa situação e conquistar resultados positivos. Aplique as informações que listamos e utilize esse princípio para ajudar a manter a saúde financeira e a estabilidade do negócio.

Dúvidas? Conte sempre conosco!