ITR 2021: prazo para entrega da declaração termina em 30 de setembro

O prazo para entrega da declaração do ITR 2021 – Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural – se encerra no dia 30 de setembro.

Quem deve entregar

Estão obrigados a entregar a declaração:

  1. A pessoa física ou jurídica que seja atualmente ou foi proprietária de imóvel rural durante o ano de 2020;
  2. A pessoa física ou jurídica que teve ou tenha atualmente o domínio útil ou a posse de um imóvel rural durante o ano de 2020 mediante contrato de arrendamento, parceria etc.;
  3. Um dos condôminos quando a exploração da atividade rural se deu sob a forma de condomínio;
  4. A pessoa que recebeu o imóvel rural em doação;
  5. A pessoa física ou jurídica que entre 01/01/2021 até 30/09/2021 perdeu a posse ou a propriedade do imóvel rural para fins de reforma agrária ou desapropriação por interesse público;
  6. A pessoa física ou jurídica que recebeu o imóvel rural originado de desapropriação em reforma agrária;
  7. O inventariante em nome de um espólio, enquanto não ultimada a partilha, ou, se não tiver sido nomeado o cônjuge meeiro, o companheiro ou sucessor a qualquer título, nos casos em que o imóvel rural pertença a espólio.
  8. Um dos co-possuidores, quando até o dia 30/09/2021, mais de uma pessoa possuir o imóvel.

Penalidades pela não entrega

A não entrega da DITR, ou a sua entrega fora do prazo, sujeita o contribuinte a multa de 1% ao mês ou fração de atraso calculado sobre o valor do imposto devido, com valor mínimo R$ 50,00, além deimplicar em pendência junto à Receita Federal impossibilitando a emissão de CND – Certidão Negativa de Débitos.

Dúvidas? Conte conosco!