Por que a sua empresa precisa de um contador?

Por que a sua empresa precisa de um contador?

Recolher corretamente os tributos, prestar contas, organizar balanços e emitir notas fiscais são apenas algumas das tarefas que fazem parte do dia a dia de uma empresa e, caso não sejam feitas corretamente, podem gerar problemas com o Fisco, multas e até suspensão das atividades. Mas um contador não trata apenas de burocracia na empresa, ele é um dos principais aliados para o sucesso de qualquer negócio.

Contratar um contador ou uma empresa de contabilidade não é obrigatório, mas até mesmo pequenos negócios não escapam de lidar com questões complexas envolvendo o controle financeiro e contábil. É muito comum que uma pequena empresa venha querer adotar o “faça você mesmo” para poupar recursos financeiros. Mas, fazer a própria contabilidade, não é uma tarefa simples, e um pequeno erro pode trazer grandes prejuízos para o seu negócio.

Ter um contador ou uma empresa de contabilidade para ajudar as empresas nessas tarefas representa mais um benefício do que um custo. Pode ser que, no futuro, esse profissional te livre de grandes problemas.

Por que minha empresa precisa de contador?

Não existe uma lei que obrigue que uma empresa contrate um profissional de contabilidade, mas na prática, todas as pessoas jurídicas acabam sendo obrigadas a ter um contador. Para explicar o porquê, um bom começo é falar sobre os formatos jurídicos e suas obrigações acessórias.

Conforme a lei 10.406/2002 (Novo Código Civil), art. 1.179 – O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico. E sem um profissional contábil, isso fica praticamente impossível de se fazer.

O que um contador faz pela sua pequena empresa?

A principal vantagem de ter uma boa assessoria contábil é ter suas demonstrações contábeis atualizadas para auxiliar a tomada de decisões, além de organizar o seu financeiro para que todos os pagamentos possam ser feitos em dia, não comprometendo a saúde financeira da empresa no futuro, manter certidões em dia para participação em licitações e contratos com a Administração Pública, sem perda de oportunidades em futuros negócios, entre outras situações.

Além disso, ter uma boa contabilidade garante que a sua empresa:

Recolha corretamente os impostos

O contador é um profissional que conhece quais exatamente são os impostos, organiza a agenda financeira para que eles sejam pagos corretamente junto com as obrigações acessórias.

Tenha um planejamento tributário

Além de organizar toda a estrutura financeira / contábil da sua empresa para que os impostos sejam recolhidos corretamente, o contador possui um papel estratégico e pode otimizar a carga tributária do seu negócio. Um bom profissional de contabilidade tem conhecimento da legislação e dos diversos regimes tributários compatíveis com diferentes tipos de negócios, sendo capaz de sugerir mudanças para que a sua empresa recolha os impostos em um valor mais baixo.

Promova mudanças, evitando os impactos negativos decorrentes das alterações na legislação

Como a legislação tributária no Brasil sofre alterações constantes, é muito importante contar com um profissional que esteja atualizado e saiba orientar quais as melhores ações a serem feitas, a fim de evitar os impactos negativos que mudanças legais podem trazer para o seu negócio.

Controle as folhas de pagamentos de colaboradores

Atrasar o pagamento dos colaboradores ou deixar de recolher os benefícios previdenciários dos funcionários pode gerar o ajuizamento de processos na Justiça contra a sua empresa. Só de pensar em gastos com advogados e os desgastes decorrentes de uma ação judicial, o empreendedor já tem um bom motivo para colocar um profissional especializado para cuidar dessas questões e evitar que esses problemas aconteçam. Um contador certamente pode organizar toda a folha de pagamentos da sua empresa, fazendo o recolhimento correto dos benefícios previdenciários dos funcionários e, consequentemente, evitando problemas futuros.

Se beneficie da gestão de riscos

Controlar o fluxo de caixa de uma empresa, registrando todas as receitas e despesas é a melhor forma de dimensionar o lucro. Esse tipo de controle também auxilia no direcionamento das ações dos gestores, afinal, com os dados contábeis ele pode dimensionar melhor os riscos e tomar decisões que não prejudiquem a empresa.

Tenha auxílio no processo de tomada de decisões

Devido à grande quantidade de tributos, obrigações, benefícios e custos que as empresas possuem pela própria atividade, os contadores deixaram de ter um papel meramente técnico e hoje atuam com funções estratégicas em diversos negócios.

Além de administrar despesas e receitas, o empreendedor precisa ter a dimensão dos impactos futuros que os lançamentos podem gerar para o seu negócio. Essa análise, em geral, é feita por um contador, que pode alertar o empreendedor qual é o momento de mexer em seu capital de giro, ou travar novas relações com fornecedores e clientes a fim de preservar o faturamento.

Como um contador lida com o controle diário do financeiro da empresa, esse profissional tem o conhecimento essencial e que pode auxiliar o processo de tomada de decisões, beneficiando a empresa como um todo.

E o MEI – Microempreendedor Individual

O MEI tem a obrigação de realizar a declaração de imposto de renda pessoa jurídica no mês de maio. É de grande importância que o microempresário individual entenda que se o valor de seu lucro ultrapassar 32%, o imposto pode incidir em até 27,50%. Então, para não correr o risco de ser tributado, o MEI também precisa de contador.

Dúvidas? Buscando uma nova contabilidade para sua empresa? Conte conosco!