O objetivo de qualquer empresa é ter lucro. Mas, para que a empresa tenha lucratividade, é necessário considerar muitas variáveis e saber o ponto de equilíbrio entre ganhos e despesas. Com isso, é possível saber exatamente em que momento a venda de produtos ou serviços passa a ser lucrativa para o negócio. Esse recurso é chamado de ponto de equilíbrio, ou break even point.
O que é o ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio é o ponto exato em que a empresa começa a ter lucro com a venda dos seus produtos ou serviços. Esse ponto permite descobrir o faturamento mínimo que uma empresa precisa para pagar suas contas e começar efetivamente a ganhar dinheiro.
Para saber o ponto de equilíbrio do negócio é necessário aplicar algumas fórmulas matemáticas, de acordo com os resultados que a empresa pretende ter. Há 3 possibilidades:
- ponto de equilíbrio contábil: o cálculo simples e abrangente relaciona os custos fixos da empresa com a margem de contribuição dos produtos;
- ponto de equilíbrio financeiro: considera como custo apenas aqueles valores que realmente saíram do caixa da empresa, não contabiliza a depreciação de ativos;
- ponto de equilíbrio econômico: permite que empreendedores e investidores descubram se os recursos serão mais lucrativos com a venda dos produtos ou se empregados no mercado de ações.
Como calcular
Todos os indicadores devem considerar os seguintes elementos:
- gastos fixos: tudo o que é necessário para que o negócio possa funcionar, como: aluguel, despesas com pessoal, contas de telefone, água e energia elétrica e materiais de escritório;
- margem de contribuição: é a diferença entre o preço de venda e os gastos para produção do produto ou serviço;
- gastos não desembolsáveis: se refere à depreciação de ativos. Se um ativo que valia R$ 5.000,00 há 1 ano, mas hoje só vale R$ 3.000, essa diferença de R$ 2.000,00 deve ser incluída no cálculo;
- custos de oportunidade: é, basicamente, o preço de uma ideia. Quando o empreendedor resolve investir um valor que poderia render 20% em ações durante 1 ano, por exemplo, ele deve considerar essa porcentagem no cálculo.
Fazendo os cálculos:
- Margem de contribuição = preço de venda – (custo variável + despesas variáveis);
- Ponto de equilíbrio contábil = gastos fixos / margem de contribuição unitária;
- Ponto de equilíbrio financeiro = gastos fixos – gastos não desembolsáveis / margem de contribuição unitária;
- Ponto de equilíbrio econômico = gastos fixos + custos de oportunidade / margem de contribuição unitária.
Como aplicar as fórmulas e interpretar resultados
Para facilitar o entendimento sobre o ponto de equilíbrio, vamos considerar que a sua empresa:
- Tenha R$ 6.000,00 de gastos fixos por mês;
- A margem de contribuição unitária é de R$ 300,00;
- Os gastos não desembolsáveis são de R$ 5,00 por produto. Em uma realidade onde se tenha 100 vendas por mês, serão R$ 500,00;
- O investidor injeta R$ 10.000,00 mil que renderia 3% em outra aplicação. Logo, espera um retorno de R$ 300,00 por mês.
Logo:
- Ponto de equilíbrio contábil = 20;
- Ponto de equilíbrio financeiro = 18,33;
- Ponto de equilíbrio econômico = 21.
Esses resultados podem ser interpretados da seguinte forma:
- O equilíbrio contábil é atingido após a venda de 20 produtos;
- Para que a empresa comece a ter retorno sobre o que investiu na fabricação dos produtos, considerando a depreciação de ativos, deve vender 19 produtos;
- Para que o retorno do investimento com a venda dos produtos seja maior que na aplicação desejada, é necessário concluir 21 vendas.
Veja alguns exemplos de como a interpretação dos resultados pode contribuir para o sucesso da sua empresa
Captação de investimentos
Se a sua empresa está à procura de investidores ou sócios e costuma vender em média de 50 produtos por mês, ela está vendendo o equivalente a 29 produtos a mais do que o ato de investir precisaria para ter o mínimo de retorno desejado. Com o cálculo do ponto de equilíbrio, você pode comprovar o volume de operações para o futuro investidor.
Campanhas promocionais
Das 50 vendas realizadas em um mês, 30 acontecem durante os primeiros 15 dias. No entanto, no mês de maio, a empresa chegou ao vigésimo dia com apenas 15 vendas concluídas. É preciso correr contra o tempo para alcançar o ponto de equilíbrio.
Como você sabe que para atingir o ponto de equilíbrio é necessário vender uma média de 19 a 21 produtos, é hora de investir ações que possam gerar no mínimo 4 vendas imediatas.
Acompanhar as vendas
Não há uma regra sobre quando fazer o cálculo de ponto de equilíbrio. Ele pode ser realizado sempre que o valor da matéria-prima oscila, quando um ativo sofre depreciação, de acordo com as aplicações que o investidor deseja fazer, ou em momentos que o consumidor muda seus padrões de compra.
Alguns segmentos, por exemplo, vendem menos ao final do ano, outros vendem mais. Por esse motivo, é interessante fazer um controle periódico do ponto de equilíbrio, registrando e comparando os números aos resultados dos anos anteriores.
Viu como é importante saber o ponto de equilíbrio do seu negócio. Já calculou o ponto de equilíbrio da sua empresa? Se necessário, peça ajuda ao contador para calcular e interpretar os resultados. Conhecê-lo é essencial para compor um planejamento estratégico que faça o negócio ser rentável, saudável financeiramente e com boas estratégias comerciais.
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