O que é lucro real

O que é Lucro Real

Dando continuidade à nossa série, hoje falaremos sobre Lucro Real. O lucro real é um regime tributário que se baseia no lucro contábil. Dessa forma, o cálculo de impostos como CSLL e IRPJ é feito com base no lucro real do período de apuração. Ele é obrigatório nos casos de empresas que possuem faturamento superior a R$ 78 milhões por ano e para alguns segmentos de negócios, como empresas do mercado financeiro.

A apuração dos impostos pelas empresas que optam pelo lucro real é baseada no faturamento mensal ou trimestral da empresa e o cálculo dos impostos incide sobre o seu lucro efetivo. A apuração dos resultados se baseia no cálculo das receitas subtraindo as despesas e custos.

Para alguns tipos de empresas, a opção por este regime se torna obrigatória em razão da atividade exercida, como bancos comerciais, sociedades de créditos, corretoras de títulos, factoring, investimentos e financiamentos. Obrigatório também aquelas empresas cujo Faturamento Bruto Anual seja superior a R$ 78 milhões.

Diferente do SIMPLES, este regime não tem a proposta de simplificar a apuração dos tributos e as declarações. As alíquotas dos impostos não possuem seus valores reduzidos, sendo alíquotas diferenciadas para cada operação com guias para recolhimento dos impostos individualizados.

Ao escolher este regime, o empresário deve estar atento para o cumprimento das obrigações acessórias e deve preocupar em manter todos os lançamentos financeiros de receitas e despesas contábeis em dia e comprovados. Esse fato se dá pelo motivo da Receita Federal exigir que, neste regime, o Lucro apurado seja declarado por meio das obrigações acessórias como o Sped Contábil, LALUR, Inventário, Demonstrativo de Resultados (DRE), Relatório de Lançamentos no Caixa, ECF, entre outras declarações.

A Foco Contábil é especialista em lucro real. Conte conosco!