O que é fluxo de caixa e qual a importância para a sua empresa

O que é fluxo de caixa e qual a importância para a sua empresa

Para que qualquer empresa consiga crescer de forma saudável, várias estratégias são necessárias. Isso engloba marketing, vendas, processos operacionais e, claro, uma boa gestão financeira. É fundamental ter o controle do dinheiro que entra e sai e em que ele é aplicado. Para isso, algumas ferramentas de gestão têm muito a contribuir. O fluxo de caixa, por exemplo, é imprescindível para os negócios, independentemente do tamanho ou área de atuação de sua empresa. Mas você sabe o que é, para que serve e a importância dele para a sua empresa?

O que é fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos principais instrumentos para auxiliar o controle financeiro do seu negócio. Com ele é possível acompanhar detalhadamente toda a movimentação financeira da sua empresa, o que está entrando e o que está saindo. Geralmente, o processo de análise ocorre em períodos mensais, tendo como avaliação final o balanço anual.

Para que serve o fluxo de caixa e sua importância

Controle financeiro

A primeira vantagem é o controle financeiro da sua empresa. Ao organizar todas as receitas e despesas é possível ter uma visão clara de todas as movimentações.

Auxílio na tomada de decisões e ganho de eficiência

Sabendo a origem dos recebimentos e o destino dos pagamentos, será um grande auxílio na tomada de decisões. Na prática, as informações do fluxo de caixa podem ser utilizadas para verificar quais fontes de receita estão se destacando mais para se direcionar ações de marketing e vendas, por exemplo. Além disso, é possível identificar despesas desnecessárias ou que podem ser reduzidas, sem prejudicar a operação, redirecionando-se essa economia para outras áreas que precisem de mais investimento.

Planejamento financeiro

Tendo conhecimento de todas as movimentações financeiras, é possível utilizar essas informações como base para fazer projeções e realizar seu planejamento financeiro. Isso é importante para estabelecer metas de crescimento e acompanhar os resultados e também verificar se a empresa terá dinheiro o suficiente para honrar com todos os seus compromissos ao longo de um determinado período.

Exemplo

Imagine uma empresa de serviços que está em fase inicial de operações e ainda não possui um montante significativo de dinheiro em caixa para cobrir eventuais necessidades. Os seus contratos mensais com clientes tem como data padrão de vencimento todo dia 10. No entanto, as despesas com folha de pagamento concentram-se no 5º dia útil de cada mês, então nesta data você ainda não tem dinheiro em caixa o suficiente para fazer os pagamentos. Sem um planejamento financeiro adequado, a empresa terá grandes problemas ao perceber na data próxima ao pagamento dos salários que não possui dinheiro suficiente para realizá-lo.

Utilizando o fluxo de caixa, é possível verificar este problema e rapidamente traçar soluções, como por exemplo, fazer uma antecipação de recebíveis no seu banco ou renegociar a data de recebimento dos seus clientes. Assim, evita-se muitas dores de cabeça e problemas decorrentes da falta de planejamento.

Como fazer um fluxo de caixa eficaz

Um fluxo de caixa eficaz deve abranger não apenas as movimentações financeiras de entrada e saída, mas também o orçamento disponível – incluindo investimentos recebidos ou empréstimos adquiridos – e o plano de negócios da sua empresa. Isso auxiliará nas decisões não somente de curto prazo, mas também nas de médio e longo.

Para fazê-lo com qualidade, é necessário atentar-se a alguns procedimentos.

1 – Realize um inventário para organizar as informações

O inventário financeiro consiste no levantamento dos custos fixos, variáveis, receitas em caixa e a receber (recebimentos parcelados), além dos investimentos e expansões previstas. Para facilitar, organize sempre estes dados por categorias, como operacionais (para questões do dia a dia) e de investimento, para questões relacionadas a inovação e expansão, por exemplo.

2 – Mantenha os dados constantemente atualizados

Ferramentas que auxiliam a gestão e a tomada de decisões precisam ser alimentadas com dados reais frequentemente. O ideal é que a cada nova movimentação uma atualização seja feita. Softwares de finanças são extremamente úteis para agilidade do processo, bem como para a redução de gastos operacionais com mão de obra e para um controle maior das informações.

Contudo, não basta ter um software para otimizar o processo. Tão importante quanto a ferramenta, são as pessoas que a alimentam. E é necessário ter processos bem definidos para que os profissionais estejam alinhados com as operações do dia a dia.

3 – Defina uma periodicidade para análise dos relatórios

Dados sem análise não otimizam processos e nem levam a uma tomada de decisão mais inteligente, sendo necessário o acompanhamento periódico de relatórios de gestão, podendo ser semanais, quinzenais ou mensais. Não há uma regra, quem define o período é o gestor. Contudo, alguns especialistas indicam que as análises trimestrais são as mais eficientes para verificar novas possibilidades de investimento, contratações, aumento de salários e até mesmo para definição de estratégias de vendas, como ações para queima de produtos sem giro no estoque, por exemplo.

Conclusão

Agora que você já sabe qual importância do fluxo de caixa para a sua empresa, utilize-o como um apoio para a tomada de decisões e tenha um processo de gestão financeira mais organizado. Este é o primeiro passo para um crescimento escalável.

Dúvidas? Precisa de assessoria ou consultoria? Conte conosco!