Empresas e bancos têm até 28/fev para enviar o informe de rendimentos

IRPF 2019: empresas e bancos têm até 28/fev para enviar o informe de rendimentos

Empresas, bancos e corretoras de valores têm até o dia 28 de fevereiro para enviar aos contribuintes os informes dos rendimentos referentes a 2018.
Este documento é essencial para a correta elaboração de sua declaração do imposto de renda.

O que é o informe de rendimentos

O informe de rendimentos é um dos documentos utilizados para fazer a declaração do Imposto de Renda. O documento, que é fornecido também pelas empresas a seus empregados, traz os valores recebidos pelo contribuinte no ano, quanto ele pagou de imposto retido na fonte e quanto contribuiu ao INSS. Também pode conter gastos com plano de saúde coletivo e aportes no plano de previdência da empresa.

Sendo informe de investimentos bancários, há dados sobre conta corrente, poupança, aposentadoria privada ou qualquer tipo de investimento feito pelo contribuinte. É preciso apresentar à Receita todos os rendimentos do ano.

Os informes são necessários para preencher a declaração de Imposto de Renda de 2019. A entrega das declarações será feita de 7 de março a 30 de abril. Servem também para a Receita Federal cruzar informações e verificar se houve sonegação ou não. As instituições não precisam, necessariamente, mandar os documentos pelos Correios. Eles podem ser enviados por e-mail ou disponibilizados para consulta pela internet ou aplicativo, o que é mais comum. O informe não é unificado para todos os bancos, ou seja, se tiver conta ou investimento em mais de uma instituição, cada uma disponibilizará seu próprio informe.

Aposentados e pensionistas do INSS

Aposentados e pensionistas do INSS já podem consultar os comprovantes de rendimentos referentes ao ano passado, que é disponibilizado pela internet. ou pelo aplicativo “Meu INSS” (disponível para Android e iOS).

O informe não chegou. O que fazer?

Se o informe não for disponibilizado por nenhum meio, o contribuinte deve entrar em contato com a empresa ou instituição financeira emissora. Se ainda assim o documento não for entregue, o problema deve ser comunicado à Receita Federal. Se o comprovante for enviado com informações incorretas, como salários que não foram pagos nem creditados no ano de 2018, rendimentos tributáveis e isentos calculados juntos, a pessoa deve pedir um novo documento ao emissor.

Dúvidas? Conte conosco!