Lucro Real x Lucro Presumido x Simples Nacional: quais as diferenças

Lucro Real x Lucro Presumido x Simples Nacional: quais as diferenças

Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional são três opções de regime de tributação existentes no Brasil. A escolha do mais indicado para o seu negócio dependerá de fatores como, por exemplo, o tamanho da empresa, faturamento e tipo de atividade exercida.

O regime de tributação é o que determina quais impostos serão pagos por uma empresa e de que forma isso será feito. O enquadramento incorreto do seu negócio pode resultar em problemas com o fisco, como autuações e pagamentos de multas, e fazer com que sua empresa pague mais impostos do que deveria.

Quais as diferenças entre Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional?

As principais diferenças entre Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional, além da base de cálculo, são o limite de faturamento e as alíquotas dos impostos. Antes de escolher o regime ideal para a sua empresa, é preciso se atentar às regras de enquadramento, considerando as obrigatoriedades e limitações de acordo com o seu modelo de negócio. O contador é quem irá lhe auxiliar nessa decisão e fazer todo o processo burocrático pra você.

Se você não souber o que é cada um desses regimes, leia nossos artigos:

 Para ficar mais claro esse entendimento, confira a tabela comparativa.

Simples NacionalLucro PresumidoLucro Real
IRPJAlíquota única, de acordo com a atividade e faturamento da sua empresa.15% sobre a parcela de presunção do lucro + 10% do que superar R$ 60 mil da presunção do trimestre.15% até R$ 240 mil da receita bruta anual; + 10% para valores acima.
CSLLAlíquota única, de acordo com a atividade e faturamento da sua empresa.9% sobre a parcela de presunção do lucro do trimestre.9%
PISAlíquota única, de acordo com a atividade e faturamento da sua empresa.0,65%1,65%
CofinsAlíquota única, de acordo com a atividade e faturamento da sua empresa.3%7,6%
ISSAlíquota única, de acordo com a atividade e faturamento da sua empresa.Entre 2% a 5%, de acordo com a determinação do município.Entre 2% a 5%, de acordo com a determinação do município.
ICMSAlíquota única, de acordo com a atividade e faturamento da sua empresa.Alíquota conforme regras do seu estado.Alíquota conforme regras do Estado.

Dúvidas? Conte com a Foco Contábil!