Imposto de Renda 2020: Tive operações em bolsa de valores. O que fazer no IR?

Como declarar o Imposto de Renda sobre ações

Presente pelo menos uma vez por ano na realidade de todo investidor, a tarefa de declarar o Imposto de Renda sobre ações e investimentos é sempre algo que gera muitas dúvidas.

Declarar o Imposto de Renda sobre ações é um subdividido em várias e específicas etapas, que demandam muita atenção principalmente quando o investidor tem pouca experiência. Haja visto a grande quantidade de informação que precisa ser repassada de maneira compilada e direta para interpretação da Receita Federal.

Vamos abordar aqui alguns detalhes que envolvem operações com ações e fundos imobiliários para que o investidor não deixe de fazer uma boa opção de investimento e também não ter problemas na hora de declarar o Imposto de Renda 2020.

Como funciona a declaração de ações e investimentos no Imposto de Renda?

Mesmo apurando as declarações de milhões de brasileiros anualmente, a Receita Federal possui um sistema informatizado que realiza o cruzamento de dados entre os pagadores e recebedores de Impostos, o que permite que a instituição possa descobrir quais foram as transações realizadas. Saber como declarar o Imposto de Renda corretamente é extremamente importante para evitar problemas com o Leão.

A declaração dos ativos mobiliários, os rendimentos provenientes dos mesmos, bem como eventuais ganhos de capital, é obrigatória para todos os investidores. Além disso, a declaração do imposto de renda sobre ações e investimentos deve ser feita independentemente se tais ganhos forem ou não isentos de tributação.

Logo, mesmo que o investidor de ações não tenha realizado operações mensais acima de R$ 20 mil, é importante que o investidor declare suas posições e ganhos de capital obtidos, pois a Receita Federal considera como tributáveis os valores relativos ao acréscimo patrimonial, quando não justificados pelos rendimentos tributáveis, isentos ou não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte.

Portanto é importante declarar todos os rendimentos obtidos com ações e cotas de fundos imobiliários (FIIs), não importando que eles sejam isentos ou tributados na fonte.

Dúvidas? Conte conosco!

Evite problemas com o leão: procure orientação de um contador.

A Foco Contábil conta com uma equipe de especialistas com expertise cuidar da sua declaração de Imposto de Renda. Evite problemas, fale conosco!