Como manter as contas da empresa sempre em dia

Como manter as contas da empresa sempre em dia

Muitas pessoas em algum momento na vida decidem abrir seu próprio negócio, seja por vontade própria, desemprego ou por diversos outros motivos. E, para que uma empresa tenha sucesso, é necessário que o empreendedor tenha, como pré-requisito, um bom domínio das finanças da empresa desde o início do negócio.

Confira algumas dicas para ajudar a manter o financeiro da sua empresa em dia.

Separe as finanças pessoas e da empresa

Levar as contas particulares para dentro da empresa é um erro grave, pois misturam-se as despesas e perde-se o controle do negócio. E, juridicamente, o patrimônio da empresa não se separa do patrimônio da pessoa física, entretanto, o empreendedor deve separar as contas da empresa das particulares.

Dicas:

  • Não levar contas pessoais para a empresa;
  • Ter contas bancárias separadas. Pode ser no mesmo banco, mas uma para a pessoa jurídica e outra para a pessoa física;
  • Definir o valor de seu pró-labore. Esse será o valor de sua retirada mensal.
  • Procurar o assessoramento de um contador ou profissional da área financeira para ajustar o fluxo de caixa e demais quesitos para organizar a empresa;
  • Informar-se com seu gerente de conta do seu banco sobre quais os produtos que estão à sua disposição, principalmente para pessoa jurídica que, normalmente, tem melhores condições em termos de taxas de juros.

Controle o fluxo de caixa

O proprietário da empresa não deve exceder suas retiradas mensais acima de pró-labore estabelecido, pois é necessário manter um capital circulante líquido para eventuais despesas da própria organização. Mesmo a empresa não tendo movimentação de receitas, o empreendedor terá algumas despesas mensais, as chamadas despesas fixas.

Gere um fundo de caixa

Existirão momentos em que a empresa precisará de recursos, apesar de não estar em funcionamento. Logo, deve criar um fundo de caixa para as contingências que acontecem na vida de todos os empresários, independente do porte da empresa.

O controle de contas a pagar é importante para o microempresário estruturar suas estratégias de vendas para sair da situação de inoperante. Deve sempre pensar que primeiro deve vir as necessidades da empresa, depois as pessoais.

Pró-labore x lucro

O lucro é a diferença entre as receitas obtidas pela empresa, subtraída de todas as despesas do negócio. Já o pró-labore é o valor instituído pelo empresário pela sua gestão do negócio. Este está sujeito ao imposto de renda de pessoa física na fonte, quando exceder o limite instituído pela Receita Federal para isenção, e a contribuição do INSS.

Tenha muito cuidado com as finanças do negócio. Entrar em débitos significa o primeiro passo para que a empresa entre em situação falimentar ou perca sua capacidade de atender as necessidades de seus clientes por má gestão.