Como é o processo de abertura de uma empresa

O interesse em saber como abrir uma empresa no Brasil é algo que aumenta a cada dia, especialmente pela onda empreendedora pela qual estamos passando nos últimos anos, sendo crescente o número de pessoas interessadas em ter seu próprio negócio.

E isso é bom? Claro! É uma ideia que deve ser sempre incentivada, porque são investimentos assim que fazem a nossa economia ser aquecida.

Para muitos a ideia de abrir seu próprio negócio pode parecer maluca, ainda mais quando estamos em meio a um processo de recessão econômica. Mas é justamente nos momentos difíceis em que devemos acreditar que nossos negócios podem ajudar o país a melhorar.

Mas afinal, como é o processo de abertura de uma empresa?

  • Registrando a empresa: para que isso aconteça você vai precisar de alguns documentos, como inscrições exigidas em alguns órgãos, alvarás, licenças e outros adventos como o CNPJ, por exemplo. A quantidade e a determinação vai variar de acordo com a sua área e forma de atuação.
  • Ter os alvarás de localização e funcionamento: seja qual for o ramo do negócio escolhido, você vai precisar buscar por isso, e normalmente são documentos que a prefeitura do seu município oferece. Para muitos tipos de negócio, o alvará já não é mais necessário. Consulte seu contador para saber mais.
  • Fazer o contrato social: normalmente advogados e contadores cuidam dessa parte, que determina qual o seu tipo de empresa e como funciona a participação de cada um dos integrantes. É um processo que pode ser trabalhoso, porém extremamente necessário e que precisa ser desenvolvido da melhor forma possível.
  • Ter um contador: além de poder fazer todo o processo de registro da empresa pra você, ele é fundamental por uma diversos motivos e é muito necessário para você manter o negócio em dia em todos os sentidos, o que é primordial para que a lei não bata com força na sua porta, te obrigando a lidar com questões complexas e difíceis ao extremo.

Para abrir a empresa, não necessariamente precisa de um contador. Porém, de acordo com os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) responsáveis pela fiscalização dos profissionais da área, com exceção para MEI’s, todas as empresas precisam do acompanhamento e contabilização de sua movimentação por um contador devidamente registrado junto a esse órgão. Portanto, toda empresa precisa contratar um serviço de contabilidade para manutenção do negócio. É altamente recomendável que já se contrate um profissional da área para auxiliar na abertura da empresa e numa possível consultoria contábil.

Precisa de ajuda? Conte conosco!