Escolhendo o nome ideal para o seu negócio

Escolhendo o nome ideal para o seu negócio

Escolher um nome ideal para o negócio é umas das grandes responsabilidades para o empresário, pois é nome que fará com que a marca seja sempre lembrada pelos consumidores. É o nome que moldará a identidade e o perfil que a empresa terá, é algo duradouro, que em muitos casos atravessará décadas.

Como escolher o nome para sua empresa

  • Seja claro: seja o mais claro possível. A palavra escolhida deve ter o som e a sensação do ramo do seu negócio. O nome deve sempre ser pensado conforme o nicho de mercado, os produtos oferecidos, os consumidores e principalmente o público que você quer atingir;
  • O nome é a identidade da marca: além do nome da empresa ser claro, ele precisa ser objetivo e descritivo e deve captar a essência dos produtos, a experiência do empreendedor e o principal, o tipo de serviço oferecido;
  • Nome fácil: é notório que quanto mais fácil e simples o nome do estabelecimento, mas a gente se lembre dele. Isso se deve ao fato do cérebro humano não ser muito bom para armazenar nomes e esse tipo de informação ficar guardado em nossa memória de curto prazo. Para que os consumidores sempre se lembrem da sua marca é importante relacionar, uma sensação, uma atitude ou um sentimento. Dessa forma o cérebro terá prazer em memorizar sua identidade. Uma dica é sempre optar por nomes curtos, únicos e que emitam algum som familiar às pessoas.
  • Nome curto: para não forçar o cérebro de seus clientes, escolha por nomes curtos, simples e de fácil pronuncia. Prefira pelos que são mais fluidos;
  • Nome de fácil soletração: criar um nome que varia do simples, utilizando as consoantes (w,y,z) faz com que se crie uma certa dificuldade de soletração. É valido utilizar essa técnica em caso de uma palavra completamente nova;
  • Tendências: se você busca por identificar sua empresa através de um nome que seja tendência, é preciso tomar o cuidado para que esse nome esteja em alta também futuro.
  • Ser único: quando você escolhe o nome da sua empresa e ela entra no mercado, estará competindo com outras marcas. Escolher um nome que te faça único, fará com que as pessoas se lembrem com mais facilidade da sua empresa na hora de realizar suas compras. Se você falhar na captação de clientes, isso pode trazer maiores problemas no futuro. Além disso, é importante identificar se o nome escolhido está disponível como domínio na internet e se o nome da marca ainda não é registrado no INPI. Apenas registrar o nome da empresa na Junta Comercial do seu estado, não garante a ele exclusividade. Antes mesmo de abrir as portas da empresa, registre o domínio e a marca no INPI.

Importância de um bom nome

Escolher o nome da empresa está relacionado com o desenvolvimento de uma marca. Isso permite que essa empresa em um prazo de anos cresça mais que o esperado.

Identificar sua empresa através de um nome é colocar sua personalidade ao negócio. Isso que fará muita diferença da sua empresa frente à concorrência.