Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2022

Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2022

restituição do Imposto de Renda Pessoa Física é uma devolução dos valores pagos a mais pelo contribuinte ao Leão. O caso mais usual é daquelas pessoas com imposto retido na fonte que possuem deduções, como gastos com saúde e educação.

Se esse é seu caso, confira abaixo como funcionarão as restituições.

Quando serão realizadas as restituições do IRPF em 2022

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 29 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

Por que da divisão em lotes

Os lotes existem para facilitar a operação da Receita Federal e são organizados com base na entrega da declaração. Então, os contribuintes que primeiro se apresentaram ao Leão vão receber primeiro no ano seguinte.

A exceção a essa regra é o primeiro lote, pois esse se destina às categorias com prioridade legal: pessoas com deficiência, idosos e professores que tenham como principal renda o magistério.

Novidade

A partir de 2022, o contribuinte poderá optar pelo Pix como forma de receber a restituição. Para isso, basta selecionar a opção e informar uma chave Pix que seja um CPF, porque apenas essas serão aceitas.

Caso ainda não tenha se adaptado à nova tecnologia, não tem problema. As opções de pagamento através de poupança ou conta corrente continuam disponíveis.

Nova data para a declaração IRPF 2022

Foi anunciado pela Receita Federal que o prazo final para o envio da declaração deste ano foi adiado para 31 de maio de 2022. Mas é sempre bom lembrar que, quanto antes você entregar, mais cedo receberá a restituição no ano seguinte.

Evite “dores de cabeça” e deixe sua declaração por conta de quem entende do assunto

Essa burocracia pode ser uma dor de cabeça para quem não tem prática. Por isso a melhor coisa a se fazer é procurar uma contadora de confiança. Deixe a Declaração do seu Imposto de Renda por conta da Foco Contábil.