5 ferramentas para usar no planejamento estratégico da sua empresa

5 ferramentas para usar no planejamento estratégico da sua empresa

Algo não vai bem com o seu negócio? Está difícil identificar o que está acontecendo? É bem provável que esteja faltando um bom planejamento estratégico para a sua empresa decolar ou ganhar novas perspectivas.

Definir quais ações serão realizadas, como devem ser feitas, definir metas e a melhor forma de obtê-las são trabalhos que englobam o planejamento estratégico. Para que facilitar com que esses objetivos sejam alcançados existem algumas ferramentas para lhe ajudar.

Leia também: Como planejar e construir o orçamento anual do seu negócio

Qual o objetivo do planejamento estratégico

O planejamento estratégico serve para facilitar a gestão em todos os aspectos, programando de forma estratégica a melhor utilização de todos os recursos, melhorando a produtividade e a qualidade dos processos, sendo possível identificar maneiras assertivas de atingir esses objetivos, além de poder analisar uma empresa por seus diversos ângulos, de modo que seus caminhos sejam direcionados e monitorados de acordo com uma meta determinada.

É um trabalho sistêmico e contínuo, no qual todas as ações envolvidas nesse processo seguem um plano determinado, mas muitas vezes podem ser conduzidas e alteradas levando em consideração os resultados obtidos referentes a essas ações.

Não importa o tamanho da empresa ou do negócio, sua implantação é útil para qualquer empresa, inclusive para as PMEs.

Como é realizado

A eficácia do planejamento depende de como ele é feito. Primeiramente é necessário identificar algumas características da empresa para então elaborar os objetivos que devem ser alcançados.

É preciso saber ou fazer:

  • Diagnóstico da estrutura organizacional;
  • Definição do negócio;
  • Definição da ideologia a ser cultivada, como valores, missão e visão;
  • Pontos fortes e fracos da empresa;
  • Oportunidades e ameaças no mercado;
  • Expectativas e objetivos gerais.

Esses dados são recolhidos por meio de entrevistas com colaboradores, gerentes e diretores, pesquisas de documentos, estudos de mercado, análise da concorrência e outras formas que agreguem o máximo possível de informações para que se tenha um conhecimento completo sobre o negócio.

Com isso, é possível identificar as oportunidades, as ameaças, e os pontos fortes do negócio, facilitando para os gestores da empresa a elaboração das metas que almejam alcançar.

Quais ferramentas podem auxiliar

Ferramentas de planejamento estratégico funcionam para auxiliar da melhor forma a colocar o plano em prática.

1 – Método OKR

Peter Drucker, guru da administração nos anos 1950, já dizia “o que não dá para medir não dá para gerenciar”.

Os Objectives and Key Results (OKR) são uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada para o encaminhamento do Planejamento Estratégico, que são usados como uma ferramenta de gestão e comunicação muito eficaz, pois auxiliam na criação de foco e alinhamento do esforço de toda a equipe em torno de um grande objetivo.

Os OKR foram criados pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, mas se tornaram mais conhecidos quando, em 1999, um dos investidores do Google, John Doerr, apresentou a metodologia para os funcionários da empresa em volta de uma mesa de ping pong. Acredite: na época todos os funcionários do Google cabiam em torno de uma mesa de ping pong.

O método ganhou a fama por ter suportado o crescimento do Google – que foi de 40 pessoas em 1999 para mais de 100 mil atualmente, mostrando que pode ser utilizado tanto por pequenas empresas como por grandes corporações.

De modo simplificado, Doerr estabeleceu a fórmula para definir metas sendo como: “Eu vou” (objetivo) e “medido por” (conjunto de resultados-chave).

  • Objetivos (O): declaração concisa da direção desejada pela empresa. Um bom objetivo tem que ser vividamente descrito para que as pessoas possam imaginar o quão impactante será alcançá-lo;
  • Resultados-chave (KR): metas com impacto direto no atingimento do objetivo caso seja realizada com sucesso.

O objetivo é qualitativo e os KRs (na maioria das vezes entre 2 e 5 para cada objetivo) são quantitativos.

Enquanto os objetivos devem ser concisos, claros e operacionais para estarem sempre na cabeça dos colaboradores, os resultados-chave são usados para indicar se o objetivo foi atingido até o final de período – normalmente trimestral para OKRs táticos e anual para OKRs estratégicos.

2- Análise SWOT

Também conhecida como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), permite realizar um diagnóstico do seu negócio.

As forças e as fraquezas estão relacionadas ao ambiente interno da empresa e englobam o desenvolvimento dos processos e suas vantagens e desvantagens sobre seus concorrentes.

As oportunidades e as ameaças são fatores externos, nos quais estão incluídos a confiança dos dados, as reduções de erros e todos os aspectos positivos e negativos em relação às vantagens competitivas.

A análise possibilita que seja elaborado um plano de redução de riscos, o que contribui para o aumento nas chances de sucesso.

3- Análise 360° de oportunidades de negócios

A função dessa ferramenta é verificar se suas ideias são viáveis para seus negócios. Com ela é possível descobrir em um pacote de ideias, qual será mais lucrativa ou mais benéfica para seu negócio.

A análise permite avaliar por meio de todos os ângulos se o conceito criado é bom para o cliente, adequado ao mercado e se resultará em maior rentabilidade.

4- Matriz BCG

Essa técnica é uma metodologia gráfica e está relacionada ao ciclo de vida de um produto e as estratégias de venda. Ela compara os produtos ou serviços de acordo com sua participação no mercado e seu potencial de venda.

Com base nos resultados, é possível definir quais atitudes devem ser tomadas em relação aos produtos ou serviços avaliados. Aumentar a participação do mercado, manter, vender ou encerrar o negócio são decisões que podem ser definidas por essa ferramenta.

5- Cinco forças de Porter

A ferramenta tem a função de avaliar e determinar como a empresa deve se posicionar em relação à concorrência, sendo possível analisar os pontos mais fortes e os mais fracos do negócio e como se destacar perante os concorrentes. Sendo:

  • Rivalidade entre os concorrentes;
  • Poder de negociação dos clientes;
  • Poder de negociação dos fornecedores;
  • Ameaça de novos concorrentes;
  • Ameaça de substituição de produtos.

A forma como é realizada a utilização dessas cinco forças pode afetar a relação com os clientes e a obtenção de lucro.

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