O que é auditoria contábil e qual a sua importância

auditoria-contabil

A auditoria contábil é o ramo da contabilidade que tem a função de verificar a precisão dos registros contábeis, com a finalidade de combater fraudes e prevenir irregularidades dentro de uma empresa, podendo ser feita até mesmo antes dos dados serem enviados ao Fisco. Fornece informações seguras, transparentes e possibilita a identificação de falhas no controle interno e no sistema financeiro.

É um processo essencial para companhias de todos os segmentos e tamanhos. Ao tornar a auditoria parte da rotina da empresa, é possível ter informações concretas, transparentes e mais seguras sobre a situação das finanças, identificando possíveis falhas no sistema financeiro e no controle interno corporativo.

O que faz a auditoria contábil?

A auditoria contábil faz um exame dos registros da empresa, certificando-se da sua exatidão. A análise não fica restrita aos aspectos contábil e financeiro, tendo como foco também processos administrativos, fiscais, técnicos e éticos. Com o relatório da auditoria em mãos, o gestor pode analisar os problemas que foram observados, suas consequências e o que pode fazer para corrigi-los.

Podem ser auditados os resultados do exercício, o balanço patrimonial e a demonstração do fluxo de caixa, além de processos internos. A auditoria contábil pode ser feita em qualquer empresa, independentemente de seu porte e área.

Benefícios

Ao apostar na realização periódica de auditorias contábeis, é possível fiscalizar a eficiência dos controles internos do negócio, garantindo que os registros contábeis sejam fiéis à realidade da empresa. Com isso, sócios e acionistas têm informações mais detalhadas e concretas sobre a real situação econômica da empresa, e ainda dificulta possíveis desvios de bens patrimoniais.

Uma organização que passa por uma auditoria contábil é sempre considerada mais transparente. Independentemente da área de atuação e do porte da empresa, investir na realização de auditorias garante mais transparência e exatidão em relação aos dados da contabilidade.

Dúvidas? Conte conosco! Foco Contábil – Você precisa ter!