Investir na gestão da fazenda é tão importante quanto investir nas inovações tecnológicas e em novas técnicas para se utilizar no campo. As obrigações contábeis das produções rurais se diferenciam, por exemplo, das obrigações da indústria e do comércio, exigindo um bom conhecimento sobre o assunto.
Dos registros burocráticos até a análise e interpretação dos dados, a contabilidade rural vai agir para facilitar o planejamento e a adoção de estratégias que visem à melhora dos resultados. Entenda como uma boa contabilidade rural pode contribuir para a gestão do seu agronegócio.
O que é contabilidade rural e qual a sua importância?
A contabilidade rural é toda ação contábil voltada e especializada nos setores rurais, que inclui os setores agrícolas, agropecuários, agroindustriais e zootécnicos.
Além das especificações quanto aos canais estratégicos e as variáveis da área, como as mudanças climáticas, o setor rural também possui especificações quanto à legislação e aos registros técnicos.
Entender essas diferenças e investir em uma gestão eficiente significa prevenir problemas, garantir bons resultados e estar sempre dentro da lei. Não estar a par das particularidades dos registros contábeis pode fazer com que o produtor rural perca informações sobre o negócio, assim como os prazos de entrega dos documentos legais.
Objetivos da contabilidade voltada para o produtor rural
O principal objetivo da contabilidade rural é permitir o reconhecimento da realidade econômica do empreendimento, auxiliando o produtor rural a visualizar os pontos positivos e negativos do negócio e permitir que um planejamento financeiro seja feito para o futuro.
Isso só é possível graças ao acompanhamento, registro, análise e interpretação de dados valiosos dos movimentos realizados pelo próprio negócio e, é claro, organizados por uma contabilidade qualificada para esse tipo de trabalho.
Ao medir corretamente a performance financeira de cada atividade realizada na fazenda, é possível oferecer insights e adotar operações que direcionam as decisões sobre investimentos e cortes de custo, por exemplo.
Desse modo, é possível melhorar a tomada de decisão sobre investimentos e cortes de custo, bem como projetar o fluxo de caixa e aprimorar o planejamento financeiro.
Práticas da contabilidade rural
Para atingir esses objetivos, a contabilidade rural deve adotar práticas e dar conta de registros que envolvem questões diversas, variando de acordo com a atividade da produção e questões particulares da fazenda, como, por exemplo:
- Avaliação dos bens;
- Custos com culturas temporárias e permanentes;
- Estoque de produtos agrícolas;
- Despesas pré-operacionais;
- Custos que aumentam a vida útil de uma cultura;
- Despesas operacionais;
- Receita operacional;
- Ativos da empresa rural;
- Ativo circulante;
- Entre outros.
Para fazer o registro de cada um, é preciso respeitar o tipo de atividade, a existência ou não de animais, o processamento de produtos, entre outras características do empreendimento rural.
Conte com uma contabilidade especializada em agronegócio. Conte com a Foco!