Demonstrativos financeiros do exercício

Estamos chegando ao final do ano, mas apesar do clima de festas e comemorações, não podemos nos esquecer de que esse é um momento muito delicado para as empresas. Encerrar o exercício anual é uma tarefa obrigatória para as empresas, que devem aproveitar a ocasião para rever sua situação patrimonial e fazer o planejamento financeiro para o próximo ano.

A laços com a contabilidade se tornam ainda mais estreitos, já que é esse o setor responsável por apresentar todas as demonstrações contábeis e financeiras à empresa. Mas nem sempre os empresários sabem exatamente quais são suas responsabilidades nesse período e, embora essa a responsabilidade seja da contabilidade, é fundamental saber exatamente o que deve ser feito para monitorar o serviço e avaliar a sua qualidade.

Pensando nisso, iremos abordar nos próximos dias três principais obrigações dos contadores no fim do ano. Hoje falaremos sobre os demonstrativos financeiros do exercício.

O encerramento dos demonstrativos financeiros do exercício talvez seja uma das maiores responsabilidades da contabilidade nesse período, pois, além de fornecerem informações valiosas para que o empreendedor realize o seu planejamento financeiro, e talvez o estratégico, serve para que a empresa apresente relatórios para o fisco e fique em dia com os seus tributos.

Dentre os demonstrativos, podemos destacar como principais o Balanço Patrimonial, o Demonstrativo de Fluxos de Caixa, o Demonstrativo de Lucros e Prejuízos e, finalmente, a Declaração de Ganhos Retidos. A atualização dos livros contábeis, como o Razão e o Diário, também são essenciais e, em alguns casos, obrigatória por lei.

Balanço Patrimonial: é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da empresa.

Demonstrativo de Fluxos de Caixa (DFC): é um relatório de contabilidade que pretende mostrar as entradas e saídas de dinheiro do caixa de uma empresa e quais foram os resultados desse fluxo.

Demonstrativo de Lucros e Prejuízos (DLPA): evidencia as alterações ocorridas no saldo da conta de lucros ou prejuízos acumulados, no Patrimônio Líquido. “A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio líquido, se elaborada e publicada pela companhia”. A DLPA é obrigatória para as sociedades limitadas e outros tipos de empresas, conforme a legislação do Imposto de Renda (art. 274 do RIR/99).

Declaração de Ganhos Retidos: esta demonstração financeira revela o excedente, ou o lucro retido, entre os períodos contábeis. A declaração de ganhos retidos também revela entradas e saídas de capital.

Dúvidas? Conte conosco! 

www.fococontabil.com