Uma grande dificuldade de boa parte dos empresários é aumentar a eficiência na contratação de funcionários. O processo, além de ser burocrático e demandar tempo, nem sempre gera os resultados esperados, o que prejudica o andamento das atividades internas da empresa e o relacionamento com os clientes.
E quando falamos de empresas com muitos funcionários isso se torna ainda maior. Como o procedimento gera custos operacionais, ter que realizar vários deles em pouco tempo pode trazer gastos desnecessários e dores de cabeça.
Estabeleça uma estratégia de recrutamento
Antes de divulgar a vaga, pense em que tipo de profissional você quer atrair. Se sua empresa coloca “vaga para contador” receberá e-mails de profissionais com vários tipos de experiência e formação. Contudo, se esclarecer que é uma “vaga para contador com especialização em x, dois anos de experiência etc”, os candidatos já terão um perfil mais próximo do que você almeja.
Tire um tempo e definir os requisitos que o candidato precisa preencher antes de abrir o processo seletivo.
Defina onde divulgar a vaga
Defina em quais veículos de comunicação vai divulgar a vaga. Isso é importante para limitar o número de candidaturas e facilitar a seleção, fazendo com que não precise verificar muitos currículos que não atendam aos requisitos profissionais.
Evolua a cada contratação
Quando for contratar substituir algum profissional, pense nas qualificações de quem deixou a função e exija algo a mais. Isso é importante para que mantenha a excelência da equipe e permaneça em constante evolução.
Assim, ao entrevistar os candidatos, você poderá conduzir as perguntas de forma correta e descobrir exatamente o que precisa sobre o perfil de cada um.
Busque pessoas com valores próximos aos da empresa
Sabe as informações que você preencheu na parte de “Valores e Missões” do site da sua empresa? Elas são extremamente importantes na hora da contratação.
Converse com os candidatos, saiba os objetivos profissionais de cada um e como eles enxergam o mercado de trabalho e o papel de uma empresa dentro dele.
A pessoa, para trabalhar para agregar valor ao seu negócio, precisa acreditar no que faz e ter vontade de contribuir com as ações. Portanto, é essencial que ela tenha interesses semelhantes e compartilhe dos mesmo valores e visão de mercado.
Limite um número de candidatos para a entrevista
Pense em quantas pessoas você precisa conhecer para tomar a decisão e entreviste apenas somente essa quantidade. Mesmo encontrando alguém que está de acordo com o que deseja, dê sequencia ao procedimento.
Contratar é sempre um risco, logo não faz sentido entrevistar 50 pessoas para preencher uma ou duas vagas. Definir um número é essencial para que não perca tempo e tenha mais efetividade.
Claro que se ninguém atender às necessidades da empresa você terá que recomeçar, mas é importante ter um limite inicial estabelecido.
Dê um retorno a todos os entrevistados
Informar os candidatos reprovados no processo seletivo com uma explicação sobre os critérios da empresa na hora da seleção também é essencial para a eficiência do recrutamento.
Além de demonstrar respeito, criando uma imagem positiva da empresa, a medida ainda faz com que eles entendam o tipo de profissional que você quer e, quem sabe, se candidatem em outras oportunidades, quando estiverem mais qualificados.
Deixar as portas abertas é importante não só para o empregado, como também para o empregador. A empresa tem que ter ao seu lado pessoas que querem trabalhar com você.
Conduza a entrevista
Antes de começar, prepare algumas perguntas que considere essenciais e defina o rumo da conversa. Mas não se limite a isso.
Conversar naturalmente, falar um pouco sobre a vida pessoal e ouvir as experiências profissionais da pessoa de uma forma livre é interessante para saber se o entrevistado passa segurança e confiança.
Fique atento ao seu roteiro inicial para não se perder, mas destine um tempo para um bate-papo informal e mais próximo com o candidato. Quando ele ficar menos tenso conseguirá se apresentar melhor e você conseguirá perceber mais sobre ele.
Faça um treinamento com o selecionado
Por mais preparado que seja seu candidato, você precisa compreender que cada empresa tem uma regra e estrutura própria. Então é importante que você treine o profissional para que ele entenda bem o funcionamento interno da empresa.
Apresente a equipe, mostre os sistemas utilizados na empresa, tire dúvidas, ofereça cursos e seja receptivo. Assim o sucesso da contratação será maior.
Valorize-o
Contratar corretamente é importante, mas manter o bom funcionário ao seu lado é o objetivo. Isso confirma o sucesso.
Valorize seu funcionário, seja gentil, esteja à disposição e respeite a legislação trabalhista e as regras sindicais. Quanto mais tempo o funcionário estiver com você, mais capacitado para atender às necessidades da sua empresa e lidar com os seus clientes ele estará. Sem contar que ter profissionais satisfeitos faz toda a diferença na rotina, na relação com os clientes e no sucesso do empreendimento.
Foque em entender o funcionamento em como desenvolver a Inteligência Emocional dos funcionários.