Como ter uma gestão tributária eficiente na sua empresa

Como ter uma gestão tributária eficiente na sua empresa

Seja qual for o tipo e tamanho da sua empresa, todas se vêem sempre com a mesma necessidade: ter uma gestão tributária eficiente em seu departamento contábil. Também chamada de contabilidade fiscal, este tipo de atividade é essencial para qualquer negócio, sendo a responsável pela apuração, categorização e conciliação de todos os tributos, facilitando a relação com o fisco.

Contar com uma contabilidade eficiente e experiente é essencial para qualquer empresa e pode evitar grandes problemas com fiscalizações. Confira algumas dicas que você precisa saber para ter uma gestão tributária eficiente na sua empresa.

A importância do profissional de contabilidade

Uma contabilidade organizada significa menor risco de problemas de gestão e com o Fisco, bem como uma melhor saúde financeira. Mais do que lançar dados e atualizar planilhas no sistema, o profissional de contabilidade tem como responsabilidade a capacidade analítica para compor o balanço contábil corretamente bem estruturado.

A rotina contábil de uma empresa tem como importante atividade, entre várias outras, o pagamento e organização dos impostos e outros tributos. E o profissional de contabilidade é o responsável por manter tudo em dia.

Além disso, é função dos profissionais ou empresas de contabilidade realizar periodicamente a análise das atividades e operações internas, buscando identificar quais os tributos existentes.

Um bom conhecimento em legislação contábil também é essencial, pois é grande a quantidade de impostos existentes no Brasil, e variam por estado, e sofrem alterações frequentemente.

A estrutura do sistema tributário brasileiro

Qualquer empresa deve contar com uma contabilidade experiente e conhecedora do complexo sistema tributário brasileiro para que o negócio funcione bem.

Assim, tanto a União quanto os Estados e Municípios têm o poder e a autonomia de cobrar tributos separadamente. Apesar disso, tanto as empresas e os cidadãos quanto o poder público se encontram sob a também complexa legislação tributária brasileira.

Portanto, para lidar corretamente com tributos, o profissional ou empresa responsável pela contabilidade deve conhecer e entender as relações entre as esferas governamentais e como elas interagem com o contribuinte, para que, então, este possa se manter em dia com o fisco.

O planejamento tributário

A gestão tributária também precisa ser guiada por um planejamento, e muito bem feito. A partir dele é possível desenvolver e definir metas e estratégias que facilitem o gerenciamento e o pagamento de todos os tributos devidos.

Um planejamento tributário correto facilita encontrar meios que possibilitem a realização da elisão fiscal, que é a maneira lícita, correta e legal de o contribuinte, seja ele pessoa física, seja pessoa jurídica, encontrar meios dentro da lei que permitam a diminuição da carga de tributos, respeitando a legislação e a ordem, trazendo uma economia muitas vezes considerável para a empresa.

O regime tributário adequado

O Brasil possui uma grande variedade de regimes tributários, o que pode trazer certa complexidade para as empresas. Dependendo do tamanho, do faturamento e da projeção de crescimento, é possível enquadrá-la em um determinado regime tributário.

Conhecer o tipo de regime no qual sua empresa se enquadra é essencial para que, além de realizar o planejamento tributário da maneira correta, seja possível acessar os benefícios fiscais existentes para cada uma dessas categorias.

Os benefícios fiscais

As pequenas e médias empresas que se enquadram nos regimes de Lucro Real ou Presumido possuem alguns benefícios fiscais. Estorno de tributos, isenção tributária e redução das alíquotas devidas são algumas das facilidades disponíveis, que dependem de uma série de fatores legais, variando de região para região.

Contar com uma empresa ou profissional de contabilidade competente pode fazer com que sejam encontradas condições ideais que façam com que a instituição se enquadre nos casos de benefícios fiscais. Levando em consideração a alta carga tributária existente no Brasil, qualquer tipo de isenção ou abono nesse montante pode significar uma grande economia para a empresa.

Dúvidas? Conte conosco!