Como a contabilidade pode ajudar empresários em tempos de pandemia

Como a contabilidade pode ajudar empresários em tempos de pandemia

No início de 2020, apesar das notícias iniciais sobre a Covid-19, ninguém imaginava a “tempestade” que o mundo enfrentaria, principalmente nos setores da saúde e da economia.

A crise financeira tem assombrando tanto empresários como trabalhadores nos últimos meses, já que muitos não estão conseguindo manter seus negócios e, consequentemente, os postos de trabalho. Com uma nova realidade, o mundo empresarial precisou se reinventar e se adaptar à dificuldades que surgiram. E a contabilidade pode ser uma grande aliada de empresários para atravessar esse período de incertezas causado pela pandemia do coronavírus.

Escritórios de contabilidade e assessoria contábil podem orientar empresários de diversas formas, a começar por conhecer a fundo quais as aflições e dúvidas dos seus clientes, já que desde o início da crise financeira novas medidas de órgãos oficiais sobre prazos e outras mudanças foram tomadas a fim de auxiliar os empresários a não fecharem as portas.

Aos contadores, cabe a tarefa de analisar qual a realidade da empresa no sentido de saber quais os números, vendas, caixa, quais impostos deixaram de ser pagos e como está a situação dos funcionários. Ou seja, traçar um panorama completo do cliente, desenvolvento estratéguas para evitar um mal maior e que tenha que “fechar as portas”.

Informações e prazos

Com o auxílio de uma boa assessoria contábil, o empresário, que está sendo bombardeado com um turbilhão de informações sobre a pandemia, seja de números da Covid-19, medidas do governo federal ou prazos e mais prazos, sem contar as fake news espalhadas só para atrapalhar ainda mais a vida das pessoas, poderá ter acesso a informações seguras, principalmente com relação ao seu negócio.

A contabilidade poderá, após identificar as necessidades do cliente, dar informações de adiamentos de pagamentos de impostos, quais são e se sua empresa se encaixa, com relação aos tributos, nas medidas anunciadas pelo governo, além de ver a possibilidade de se ter incentivos fiscais e tributários.

Planejamento Tributário

A assessoria contábil tem, ainda, a tarefa de auxiliar o cliente a fazer um planejamento tributário da empresa, que consiste em analisar e encontrar o melhor “enquadramento contábil”, de forma a reduzir a carga tributária da empresa de forma legal.

Assim, talvez seja possível reduzir a carga tributário.

Mantenha a calma

A pandemia assustou e assusta, mas, por mais preocupante que seja, ter feito com que milhares de empresas não conseguissem sobreviver, deixando milhões de pessoas desempregadas em todo o mundo, é imprescindível nesse momento de crise manter a calma e buscar ajuda especializada para seu negócio, como é o caso da contabilidade.

Com toda a situação de sua empresa analisada por um bom profissional da contabilidade, será possível tomar as decisões corretas dentro da legalidade, mantendo a boa saúde de seu negócio.

Dúvidas? Conte conosco!