Quando o assunto é gestão financeira, sua empresa faz tudo certo? Os controles refletem a realidade do negócio? Os registros de receitas e despesas estão sendo feitos adequadamente? Um processo de auditoria contábil pode lhe responder tudo isso e realizar uma análise profunda da situação da sua empresa.
Além de auxiliar na prevenção de futuros problemas, a auditoria permite que o gestor conheça profundamente a situação real da empresa. Assim, é possível garantir que o negócio seja administrado com mais segurança.
O que é auditoria contábil
A auditoria contábil é uma atividade que avalia a situação da empresa, tanto na parte financeira como na parte contábil, avaliando se existem falhas nos registros permitindo evitar situações que facilitem fraudes. Além disso, traz segurança para a gestão do negócio, pois apresenta a realidade financeira aos gestores, permitindo antecipar possíveis problemas.
Objetivo
A partir da análise dos documentos contábeis, inspeções internas e externas, é feito o comparativo dos resultados com a situação econômica, financeira e patrimonial. O resultado tem objetivos diferentes dependendo da área da empresa.
- Administrativa: procura reduzir ineficiência, negligência, incapacidade e a improbidade;
- Patrimonial: age no controle de bens, direitos e obrigações;
- Fiscal: contribui para que as obrigações fiscais sejam cumpridas de maneira rigorosa;
- Técnica: busca cumprir com eficiência os serviços contábeis;
- Financeira: protege contra fraudes e proporciona o controle de custos e despesas;
- Econômica: traz exatidão aos resultados contábeis;
- Ética: cuida para que os processos ocorram conforme os princípios éticos e morais;
- Social: no caso das empresas que financiam causas sociais ou ambientais, a auditoria analisa se os recursos estão sendo aplicados de forma correta, garantindo que os dados sejam seguros e confiáveis.
Quando fazer
A auditoria oferece pleno controle das operações e contribui para que a empresa se antecipe a problemas. Logo, o indicado é que a auditoria seja feita com certa regularidade, pois conhecer a real situação financeira é sempre um ponto bastante positivo.
Uma empresa de contabilidade terceirizada pode indicar a periodicidade ideal para o negócio, já que essa decisão também depende do porte e da natureza das atividades.
Benefícios
Qualquer empresa pode – e deve – realizar a auditoria. A auditoria contábil expõe com clareza, precisão e segurança a situação financeira e econômica da empresa. Além disso, dificulta a possibilidade de desvio de bens e pagamentos de despesas indevidas.
Quando a empresa realiza a auditoria ela aumenta a sua credibilidade, já que os processos contábeis vão começar a ser influenciados por padrões internacionais. Com o aumento do controle interno, fica mais fácil identificar falhas administrativas. Com isso, a tendência é que a gestão seja realizada com excelência.
Consequentemente, pode levar a atração de novos investidores. Como os documentos estarão mais bem organizados e as informações validadas pela auditoria, haverá segurança para aplicar recursos na empresa.
Porque utilizar os processos adequados
Durante a auditoria contábil a empresa pode descobrir falhas e fraudes no seu controle interno. Como o que determina a diferença entre erro ou fraude é a intenção em adulterar as informações dos documentos contábeis, é fundamental que a aplicação das metodologias corretas para realizar a auditoria. Caso contrário, as informações acessadas podem não ser reais, e os benefícios não poderão ser desfrutados com a eficiência esperada.
A auditoria pode confirmar situações que exigem uma postura mais firme perante o negócio, principalmente se for uma sociedade. Portanto, é preciso que seja realizada com o máximo de profissionalismo, discrição e neutralidade.
O papel do empreendedor nesse processo é acompanhar tudo de perto e disponibilizar os dados solicitados. Mesmo que a empresa tenha um contador, a auditoria deve ser feita integralmente e de maneira restrita pelo auditor, dando autonomia ao profissional para o trabalho ser imparcial.
A auditoria contábil é vantajosa para a sociedade. O levantamento e registro dos dados avaliados durante o processo contribui para que os gestores da empresa se sintam mais seguros e tenham uma visão melhor da realidade do negócio.