Controladoria Contábil: o que é, como funciona, sua importância e vantagens

Controladoria Contábil: o que é, como funciona, sua importância e vantagens

Controladoria, como o próprio nome propõe, é uma atividade de controle no mundo empresarial que atua nas áreas de gestão de risco, recursos humanos, administrativa e de contabilidade, ou seja, na organização como um todo. É voltada às atividades contábeis, administrativas e de finanças da empresa.

A gestão de uma empresa pode ser impulsionada quando realizada de forma organizada, racional e com controles que auxiliem o gestor no processo de tomada de decisão. Mas como isso pode ser feito da melhor forma em uma organização? Com a implementação da controladoria de contabilidade!

A controladoria contábil é uma ferramenta imprescindível para garantir e assegurar que as estratégias da organização sejam cumpridas. Auxilia gestores e administradores nas tomadas de decisão, e através dela torna-se possível planejar e controlar as atividades da organização envolvendo os demais membros que participam do processo da empresa, criando um maior senso de responsabilidade para todos.

O que é controladoria contábil

Através da controladoria a organização investiga se o negócio está sendo conduzido de maneira a atingir os objetivos da empresa, fundamentando as tomadas de decisão.

A união desse processo com a avaliação de desempenho dos colaboradores, controle das finanças e as auditorias para avaliar o desempenho do negócio resultam na controladoria contábil, uma importante ferramenta para embasar o planejamento e orçamento da empresa além de contribuir para que o desenvolvimento financeiro seja acompanhado corretamente.

Como funciona

A controladoria contábil se desenvolve a partir de padrões de qualidade previamente estabelecidos pela empresa, considerando o seu orçamento.

O processo tem início com a estruturação das operações contábeis, financeiras e demais áreas de apoio. Depois, é preciso analisar o custo da contabilidade, formação do preço de venda de produtos ou serviços. Por fim, chega o momento de cuidar do orçamento empresarial, fluxo de caixa, análise de desempenho, controle de custos e despesas, entre outras atividades relacionadas.

Tudo isso permite que a controladoria defina os padrões de controle e projete resultados, mantendo o foco nos objetivos da organização e eliminando os riscos. Permite que sejam visualizados desvios e desperdícios, concedendo à empresa pleno entendimento sobre os seus processos.

Quais as principais atividades realizadas

Como o papel da controladoria contábil é zelar pelo bom desempenho da empresa, o desenvolvimento de sistemas e metodologias para o gerenciamento do negócio é uma das atividades fundamentais desse processo.

Qual sua importância e vantagens

A controladoria contábil é fundamental para as empresas que agem com cautela quando o assunto é tomar decisões, garantindo visão estratégica e agilidade. É fundamental para garantir a sustentabilidade do negócio em um mercado tão competitivo. Uma empresa que tem os processos estruturados por meio da controladoria tem mais chances de captar investimentos, já que ela promove ao investidor mais segurança na aplicação do seu dinheiro.

O trabalho de controladoria visa contribuir para a gestão do negócio, promovendo vários benefícios.

  • maior controle sobre o planejamento orçamentário;
  • redução de custos;
  • ampla visão sobre o mercado externo;
  • estratégias comerciais válidas;
  • informações válidas para que a empresa dê o próximo passo com segurança.

A controladoria contábil contribui pode contribuir para o progresso da empresa, mantêm a casa organizada, traz equilíbrio para o negócio e controla custos, possibilitando tomar decisões com segurança e atrair novos investidores.

Entre em contato com nossa área comercial. Conte conosco!