De cada 10 Pequenas e Médias Empresas (PMEs), uma declara ter inadimplência superior a 10%, considerando atrasos de pagamentos acima de 90 dias. Os dados, que impressionam, são frutos de uma pesquisa realizada pelo Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) em várias regiões do Brasil. Dentre os fatores que puxaram o índice para cima estão a alta da inflação e dos juros, bem como o encolhimento da economia e do mercado de trabalho.
Para os microempreendedores, os atrasos no pagamento podem reduzir o fluxo de caixa e até forçar o gestor a recorrer a empréstimos, que sabidamente tem taxas bem altas, o que compromete a saúde financeira da pequena ou microempresa. Fugir dessa faixa de risco requer precaução.
Algumas dicas ajudar a diminuir a inadimplência na sua empresa
Consulte serviços de análise de crédito
Consultar os serviços de análise de crédito é imprescindível. A consulta, que pode ser realizada através de empresas de proteção ao crédito como Serasa Experian, SPC e outras associações comerciais, revela pendências de pagamentos, protestos e outros problemas de restrição. Com a análise, você estará apto a avaliar as condições de cada cliente que tem uma dívida com seu negócio e determinar as estratégias mais adequadas para fazer a cobrança. Importante fazer consultas frequentes, visto que a situação do cliente pode mudar a qualquer momento.
Tenha o histórico do cliente
Seja por controles manuais feitos em planilhas ou em softwares especializados, tenha sempre o histórico de seus clientes em mãos para diferenciar quem sempre pagou corretamente dos maus pagadores. Às vezes, um cliente com histórico ruim não vale a pena ser mantido.
Valorize os bons pagadores
Saber separar o joio do trigo não é útil apenas para fins de controle, mas pode servir também de estímulo para pagamentos antecipados com descontos ou outras formas mais flexíveis de cobrança. Oferecer alternativas para quem realmente teve um problema e não conseguiu cumprir o pagamento na data de vencimento deve fazer parte de sua estratégia.
Implemente um sistema de cobrança eficaz
Dívidas são como mato: se deixar, ele toma conta. Para evitar que isso aconteça, tenha um sistema de cobrança eficaz que alerte o inadimplente sobre dívida logo no primeiro dia de atraso, sempre de forma ética e amigável. Em casos extremos, o melhor a fazer é receber pelo menos parte do valor, renegociando a quantia a ser paga e evitando um prejuízo ainda maior.
Nunca venda sem nota fiscal
Sim, vender sem nota fiscal é ilegal. E além da sonegação ser um crime, há outro agravante: sem nota fiscal, o empreendedor fica sem nenhum amparo da lei para lidar judicialmente com o cliente inadimplente.
Mantenha as finanças organizadas
Além de ser essencial para o sucesso de qualquer negócio, o bom gerenciamento financeiro, mantendo as contas a pagar e a receber com a devida organização faz toda a diferença para lidar da melhor maneira com uma situação de inadimplência. Em muitos casos, a desorganização do caixa e da entrada e saída de dinheiro do negócio fazem com que um cliente inadimplente fique esquecido por algum tempo. Essa situação pode acarretar um grande problema, com a descoberta do caso só muito tempo depois, quando já houver um grande prejuízo financeiro. Investir em um sistema de gestão ou em uma consultoria especializada para a administrar as finanças são ações mais que recomendadas.
Essas dicas, se seguidas, não zeram a inadimplência, mas diminuem riscos. Minimizar os efeitos que os maus pagadores podem causar deve fazer parte do gerenciamento de riscos de qualquer negócio.
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