Como cortar custos na sua empresa

66

Ao contrário do que muitos empresários imaginam, cortas gastos na empresa não é algo que deva ser feito somente em períodos de crises financeiras. Mesmo que o fluxo de caixa do negócio esteja positivo, reduzir despesas é uma estratégia aconselhável para manter as finanças sempre em dia. Deixar uma situação de desperdício se prolongar ou “deixar o barco correr”, é comprometer a competitividade do negócio, arriscar lucros e a sobrevivência no mercado.

Confira algumas dicas para reduzir custos no seu negócio. São dicas fáceis para tapar lacunas onde o dinheiro possa estar escoando, técnicas que podem auxiliar bastante a economizar.

Invista em tecnologia

A Internet, dentre outros inúmeros recursos, veio para diminuir distâncias, e reduzir muito custo. O telefone, por exemplo, pode ser perfeitamente substituído pelo Skype, serviços de mensagens instantâneas ou pelo “velho” e bom e-mail. Reuniões que precisariam de deslocamento podem ser facilmente cortadas e, em seu lugar, serem usados sistemas de videoconferência, o que representa ausência de gastos com carros, estacionamento e combustível (sem falar do tempo que o funcionário gastaria fora da empresa).

Outra dica valiosa é priorizar arquivos digitais: documentos impressos desnecessariamente significam consumo de papel que pode ir para o lixo e desperdício de tinta nas impressoras.

Centralize as compras

Centralizar as compras da empresa em um único comprador aumenta o poder de negociação com os fornecedores. Quanto maior for o volume de compra, maior pode ser o desconto. Além disso, ter alguém com boas técnicas de negociação ou de um planejamento a longo prazo para matérias-primas e material de escritório, por exemplo, podem fazer os preços caírem muito. Outro fato importante é a possibilidade de travar parcerias com fornecedores, pelas quais todos podem ter vantagens como descontos e juros mais baixos em pagamentos parcelados.

Política do estoque mínimo

Excesso de estoque é sinônimo de capital parado. E capital parado pode ser sinônimo de prejuízo. Controle o estoque minuciosamente. Uma dica importante é definir um padrão para novos pedidos de acordo com o estoque disponível, fazendo compras somente quando for realmente necessário. Evite, a todo custo, encomendar mais do que for preciso.

Monitore todos os gastos

Como gestor, coloque na ponta do lápis absolutamente todos os custos que envolvem a empresa, dos fixos aos variáveis. Somente visualizando gasto a gasto é possível saber onde cortar despesas. Converse também com seu contador para verificar se a empresa está trabalhando sob o regime fiscal adequado, se a empresa está trabalhando em uma carga de impostos mais leves. Analisar os processos dos colaboradores, cortando eventuais horas extras, é outra medida necessária, eliminando momentos de ociosidade.

Envolva os colaboradores no objetivo de economizar

Não há como fazer economia em uma empresa sozinho. Para conseguir alcançar a meta proposta, é preciso que toda a equipe esteja engajada. Incentive, dê pequenas premiações para as ideias de economia. São os funcionários os responsáveis pela prática dos processos, e também os melhores consultores para indicar onde pode ter desperdício. O importante é que todos participem e vistam a camisa da economia.