O dia a dia de uma empresa é marcado por inúmeras decisões, ações e problemas que requerem soluções rápidas. Novas demandas a todo momento, equipes cada vez mais enxutas, clientes mais exigentes e o desafio de se fazer mais com menos. Em meio a esse cenário, muitas empresas se esquecem de fazer uma das coisas mais importantes: o planejamento.
Boa parte da empresas começa seu planejamento para o ano seguinte durante o mês de outubro, início do último trimestre do ano. Mas quem ainda não se planejou para 2017, ainda há tempo. Aquele velho ditado: “antes tarde do que nunca”. Planejar é essencial para o bom andamento de qualquer negócio.
Por onde começar o planejamento
Ante de sair traçando metas, planos e ações para colocar em prática no ano que vem, comece fazendo uma avaliação de 2016. Reúna a sua equipe, olhe o que foi feito durante o ano. Avalie os indicadores e veja quais foram os pontos fortes e fracos. Dos itens que não foram cumpridos ou que ficaram abaixo da meta, procure entender os motivos.
Pesquisas de satisfação e pesquisas de clima organizacional são fundamentais para que você tenha uma visão ainda mais completa do cenário. Ao realizar essas pesquisas, você vai ouvir os dois públicos fundamentais para o sucesso da sua empresa: seus clientes e seus colaboradores.
Com base nas informações que você reuniu com sua equipe, nos indicadores da empresa e nos resultados da pesquisa, realize um diagnóstico da empresa.
Onde você quer chegar em 2017?
Solicite que o gestor de cada área apresente as suas ideias, tanto para o seu próprio departamento quanto para a empresa como um todo. Leve em conta fatores externos, como cenário macroeconômico e tendências do seu mercado.
Ao fim dessa etapa, a equipe envolvida no planejamento deve chegar a um consenso de onde a empresa quer chegar no ano seguinte, seja em termos de resultados financeiros ou algum outro indicador que seja mensurável.
Fazer uma pesquisa para saber como seus concorrentes estão sendo avaliados também pode trazer resultados valiosos para o seu planejamento, identificando oportunidades e fraquezas da sua marca em relação aos produtos similares no mercado.
Planejamento estratégico
Até aqui, já supomos que você já fez uma análise do cenário, já sabe onde sua empresa está e já definiu para onde quer ir e seus objetivos macros. Agora, é hora de fazer o planejamento estratégico, de definir quais estratégias farão você sair de onde está e caminhar até onde você quer chegar. Nessa etapa, trace as principais estratégias de cada área e da empresa como um todo.
Planejamento tático
Após definir as estratégias da empresa para o ano seguinte, é preciso definir como isso será feito. Aqui, cada área vai estabelecer suas metas e objetivos e quais ações deverão ser realizadas para que cada objetivo estratégico seja cumprido. O planejamento tático deve contemplar quais recursos – financeiro, humanos e tecnológicos – serão necessários para que as ações sejam cumpridas.
Além disso, é importante que o planejamento tático apresente as responsabilidades e os prazos previstos para cada uma das ações. Não é necessário estipular o nome de quem irá executar cada uma das tarefas, mas definir qual a área ou gestor responsável.
Com relação aos prazos, um erro muito comum que as empresas cometem é colocar muitas ações concentradas no primeiro semestre e poucas no segundo. Acabam ocorrendo prazos impossíveis de cumprir logo no início do ano, que comprometem o planejamento como um todo e ainda desanimam o time. Procure traçar uma linha do tempo possível de ser executada, com as ações bem distribuídas ao longo do ano.
O resultado final
Transforme o seu planejamento de 2017 em um documento acessível. Ele deve apresentar, de forma clara e objetiva, cada uma das etapas acima: diagnóstico, objetivo, estratégias e ações. Apresente alguns dados que orientaram as decisões do planejamento, como indicadores da empresa e resultados de pesquisa. Reúna as principais metas e o cronograma macro do ano que vem.
Trace um calendário de reuniões periódicas para revisitar o planejamento e conferir se as metas e ações estão sendo cumpridas. A periodicidade dessas reuniões vai variar de empresa para empresa, mas podem ser mensais, bi, tri ou até mesmo semestrais.
Dúvidas? Conte com a assessoria e consultoria da Foco Contábil.
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