Contabilidade: essencial ao desenvolvimento

Contabilidade: essencial ao desenvolvimento

Para uma empresa crescer saudável, é fundamental ter uma estrutura de contabilidade confiável. Assim, a corporação consegue analisar com cuidado todas as suas movimentações financeiras, saber o valor real de seus ativos e passivos, as suas receitas e os seus custos.

Apesar de o País estar passando por momento de dificuldade econômica, uma das classes que vem se sobressaindo é a da contabilidade. Diretamente ligada ao setores público e privado, a sociedade tem no contabilista a ferramenta para promover o desenvolvimento de empresas, entidades e instituições, e a oportunidade de explorar novas oportunidades de mercado. O contabilista é o profissional mais indicado para auxiliar e orientar as empresas nos momentos de dificuldade, em que muitas precisam reduzir seus custos, impostos e funcionários.

Importância

As exigências do mercado mudaram. Há alguns anos, a atividade contábil era vista apenas como emissão de guias e impostos. Hoje, o profissional de contabilidade é procurado para a gestão da empresa e orientação – principalmente tributária, planejamento, o que fazer para ter mais lucro e, na situação atual, sair da dificuldade. A visão do contador perante o empresário e também na administração pública, está bem mais além do que era antes.

Contabilidade: análise que gera resultados

Investir em contabilidade é investir em informações corretas que auxiliam na gestão financeira e no desenvolvimento de projeções mais precisas e mais confiáveis. A partir de informações coletadas de documentos, como notas fiscais, extratos bancários e demais relatórios financeiros, um profissional de contabilidade consegue gerar relatórios ou demonstrativos que auxiliam na tomada de decisões e análise dos pontos fora da curva de expectativa da empresa.

Além disso, a contabilidade também ajuda no desenvolvimento de novas projeções. Com base nas informações obtidas, é possível analisar a saúde financeira da empresa e traçar metas e parâmetros para os próximos meses ou anos. A análise contábil das informações de uma corporação é um instrumento fundamental para a empresa que quer obter resultados melhores e mais precisos. Um fator que pode fazer toda a diferença em mercados cada dia mais competitivos.

Uma ferramenta para novas estratégias

Quando uma empresa aproveita as ferramentas oferecidas pela contabilidade, consegue obter um maior controle financeiro e econômico. Com isso, fica muito mais fácil para planejar as estratégias que irá adotar no futuro, já que possui informações mais precisas para oferecer aos fornecedores, bancos e investidores.

A implementação da contabilidade também traz outras vantagens para o negócio. Por exemplo, uma contabilidade estruturada consegue acesso a linhas de crédito com muito mais facilidade, já que possui em mãos e atualizados, documentos como a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, a Demonstração do Resultado do Exercício e o Balanço Patrimonial. Com essas informações e um bom relacionamento com os mais diversos canais, a contabilidade ajuda a corporação a planejar os seus próximos passos com mais segurança e com mais inteligência.

Conclusão

Com a contabilidade fica muito mais fácil extrair informações que revelam os números da empresa. Assim, sócios e investidores podem ter acesso ao status real, contribuir com o desenvolvimento empresarial e com as etapas necessárias para o crescimento do negócio. Informações organizadas e detalhadas também são importantes para órgãos como governo e sindicatos, contribuindo para um bom relacionamento entre essas partes e a corporação — o que pode facilitar diversas negociações e abrir inúmeras portas.

Dúvidas? Conte conosco!

Foco Contábil. Você precisa ter! www.fococontabil.com