A relação entre contabilidade e gestão é mais próxima do que muitos empresários imaginam. O contador tem papel estratégico na tomada de decisões e seu apoio é fundamental para resultados eficientes.
O papel da contabilidade mudou. Mais do que cuidar somente da parte burocrática, os contadores possuem informações valiosas que podem auxiliar na gestão de uma empresa.
Contabilidade e gestão: apoio à tomada de decisão
Não é de agora que a contabilidade e gestão andam juntas, mas foi só agora que estamos vivenciando, de fato, essa mudança de papel. Se antes a contabilidade era vista apenas como um serviço obrigatório de cálculo de impostos e processos burocráticos, hoje essa visão mudou.
Com o avanço da tecnologia muitos processos antes repetitivos e demorados já foram automatizados, possibilitando que os profissionais contábeis tenham mais tempo para se dedicar às questões estratégicas dos seus clientes. Esta é justamente a nova era dos serviços contábeis, a contabilidade e gestão do conhecimento em apoio à tomada de decisões dos gestores.
Nesse novo mercado, chamado de contabilidade gerencial, o contador auxilia na analise da saúde financeira da empresa ao fornecer informações e dados econômicos, além de buscar oportunidades através da interpretação e análise da performance.
No início do século 19, o teórico clássico da administração Henri Fayol já dizia que a contabilidade é o órgão visual das empresas e que uma boa contabilidade é um poderoso meio de direção para os gestores.
Principais contribuições da contabilidade na gestão
Como o profissional contábil pode auxiliar na gestão empresarial de fato?
Fornecer informações que apoiem às decisões
É serviço da contabilidade tradicional a coleta e registro dos dados financeiros das empresas, além da elaboração de demonstrativos como o balanço patrimonial e DRE, por exemplo. Estes, por si só, já são peças valiosas para avaliar a situação econômica e financeira do negócio.
Na nova dimensão da contabilidade, os profissionais vão além da elaboração destes demonstrativos. Eles também analisam, interpretam e traduzem esses relatórios a fim de fornecer informações selecionadas aos gestores. Dessa forma, podem alertar sobre os principais registros, como por exemplo, o produto com maior lucratividade, projeções de caixa, redução de custos.
Tudo isso auxilia o gestor na tomada de decisão mais acertada, corrigindo erros do passado e tornando a empresa mais próspera.
Ajudar no controle financeiro
A integração entre a contabilidade e gestão financeira é muito benéfica para uma empresa.
Enquanto a contabilidade tradicional é responsável pelos registros de movimentações financeiras, seja de lucros ou prejuízos, e cálculos dos tributos, um novo olhar sobre essas movimentações garante um diferencial e ajuda no controle financeiro da empresa.
Uma abordagem mais ampla e mais estratégica da contabilidade sobre os indicadores econômicos da organização garantem o controle de custos, rentabilidade, controle orçamentário, análise de risco e melhor planejamento financeiro, por exemplo, uma vez que a aproximação da contabilidade com a gestão aumenta a confiabilidade da análise dos dados e auxilia na elaboração das melhores estratégias para melhorar o financeiro da empresa.
Identificar oportunidades no mercado
Mais do que olhar somente para os dados internos da empresa, a contabilidade gerencial também deve estar atenta para o mercado e todas as suas oportunidades ou ameaças, afim de se prevenir de eventos ou mudanças na legislação que possam ameaçar ou beneficiar a empresa.
Dessa forma, é possível orientar o cliente sobre as medidas corretas a se seguir, linhas de crédito e aplicações mais atrativas, alterações dos regimes tributários, enfim, tudo que possa ser vantajoso para a empresa.
Foco. Você precisa ter!