Terceirizar o RH da sua empresa pode significar redução de custos

Terceirizar o RH da sua empresa pode significar redução de custos

Contar com consultoria especializada na área trabalhista pode render bons frutos à sua empresa, com reflexos positivos na produtividade, na contenção de gastos e no planejamento estratégico do seu negócio.

As relações entre empresas se modificam ao longo do tempo, de acordo com novas tendências e demandas do mercado, e é importante analisarmos a evolução do antigo Departamento de Pessoal. O que antes era composto por atividades simples como contratação e dispensa de funcionários, acabou por evoluir para um setor complexo e que busca atender melhor às necessidades da empresa com a inclusão de serviços como folha de pagamento, recrutamento e seleção, treinamento de funcionários e outros. Mas como o antigo Departamento Pessoal foi capaz de se tornar tão eficiente e qual é o seu impacto nas empresas?

Uma das respostas, talvez a principal dela, seja a terceirização do RH. A terceirização permite que outras empresas se dediquem a se especializar e fazer estudos muito mais amplos e abrangentes em torno de questões como gerenciamento e gestão de pessoas. Isso permite prestar um serviço melhor, inversamente proporcional ao investimento, que diminui.

Além da implementação de boas práticas e da organização da rotina burocrática relacionada à gestão de pessoas, contar com uma assessoria trabalhista especializada pode trazer diversos benefícios.

  • otimização do quadro de funcionários;
  • melhoria da produtividade;
  • prevenção contra perdas financeiras (autos de infração);
  • prevenção contra passivos tributários (encargos trabalhistas);
  • mais tempo para focar na gestão da empresa;
  • mais segurança aos gestores para tomadas de decisão.

A terceirização do RH está dentro de um modelo de estrutura chamada de RH estratégico, que visa aumentar a lucratividade e a produtividade da empresa através de serviços otimizados e eficientes. O RH estratégico permite a assessoria completa da equipe, desde a divulgação da vaga até o aprimoramento do profissional dentro da própria empresa.

As empresas especializadas em RH possuem a capacidade de adaptar planos exclusivos de acordo com cada empresa, buscando manter os seus princípios e a sua essência, fazendo um trabalho lado a lado, sem impor condições indesejáveis ou incoerentes com todo o histórico da empresa. É a forma mais eficiente de trazer uma excelente melhora a um setor com um investimento bem menor em tempo e dinheiro.

Gostou? Já pensou em terceirizar o RH da sua empresa? Entre em contato conosco e conte com a Foco Contábil.