Duas macrorregiões de saúde de Minas Gerais vão sofrer alteração nas fases de abertura das atividades socioeconômicas em seus municípios. Obedecendo à classificação do Minas Consciente, a macrorregião Triângulo Norte regride para a onda vermelha (mais restritiva) e a Triângulo Sul progride para a onda verde.
As duas regiões têm como cidades-polo, respectivamente, Uberlândia e Uberaba. O Triângulo Norte regrediu de fase devido ao aumento no número de casos de Covid-19. E o Triângulo Sul avançou por apresentar índices controlados da doença e número suficiente de leitos.
Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 de nº 84, tratando dessa reclassificação, foi publicada no Diário Oficial Minas Gerais nesta quinta-feira (10/9/20). A norma altera o anexo da Deliberação 45, de maio deste ano, sendo que a reclassificação vigora a partir deste sábado (12) e se estende até o seguinte (19).
Em Uberlândia está autorizada a abertura dos seguintes serviços:
– Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;
– Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
– Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
– Serviços de ambulantes de alimentação;
– Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
– Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
– Vigilância e segurança privada;
– Serviços de reparo e manutenção;
– Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
– Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
– Construção civil e obras de infraestrutura;
– Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.
Links úteis
Consulta ao GRUPO de seu CNAE para identificar sua atividade econômica nas ondas:
https://www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios
Protocolo com as orientações que deverão ser observados em sua atividade:
Conferir em qual onda está cada segmento:
O Minas Consciente
Criado pelo Governo do Estado como um dos instrumentos de combate à pandemia da Covid-19, o Minas Consciente faz, periodicamente, a reclassificação de abertura de estabelecimentos.
Ondas – De acordo com o plano, há três ondas nas quais as macrorregiões são classificadas: a onda vermelha, em que apenas os serviços essenciais podem funcionar; a onda amarela, a qual permite que alguns serviços não-essenciais sejam abertos; e a onda verde, que possibilita o funcionamento dos serviços não-essenciais com maior risco.
A título de exemplo, a onda vermelha inclui atividades como supermercados, farmácias, serviços de transporte e telecomunicação. A onda amarela contempla o comércio de móveis, papelaria e vestuário. E a onda verde engloba atividades como cinemas, academias e serviços turísticos. Confira em qual onda se encontra cada segmento.
Após a reclassificação, Minas Gerais agora tem três macrorregiões na onda vermelha: além de Triângulo Norte, Nordeste e Noroeste. Na outra ponta, há duas regiões na onda verde: Triângulo Sul e Norte.
Numa zona intermediária estão as nove regiões da onda amarela. São elas: Centro, Centro-sul, Jequitinhonha, Leste, Leste-Sul, Oeste, Sudeste, Sul e Vale do Aço.
Fonte: ALMG