Uberlândia regride para Onda Vermelha do Minas Consciente

Uberlândia regride para Onda Vermelha do Minas Consciente

Duas macrorregiões de saúde de Minas Gerais vão sofrer alteração nas fases de abertura das atividades socioeconômicas em seus municípios. Obedecendo à classificação do Minas Consciente, a macrorregião Triângulo Norte regride para a onda vermelha (mais restritiva) e a Triângulo Sul progride para a onda verde.

As duas regiões têm como cidades-polo, respectivamente, Uberlândia e Uberaba. O Triângulo Norte regrediu de fase devido ao aumento no número de casos de Covid-19. E o Triângulo Sul avançou por apresentar índices controlados da doença e número suficiente de leitos.

Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 de nº 84, tratando dessa reclassificação, foi publicada no Diário Oficial Minas Gerais nesta quinta-feira (10/9/20). A norma altera o anexo da Deliberação 45, de maio deste ano, sendo que a reclassificação vigora a partir deste sábado (12) e se estende até o seguinte (19).

Em Uberlândia está autorizada a abertura dos seguintes serviços:

– Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;
– Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
– Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
– Serviços de ambulantes de alimentação;
– Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
– Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
– Vigilância e segurança privada;
– Serviços de reparo e manutenção;
– Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
– Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
– Construção civil e obras de infraestrutura;
– Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.

Links úteis

Consulta ao GRUPO de seu CNAE para identificar sua atividade econômica nas ondas:

https://www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios

Protocolo com as orientações que deverão ser observados em sua atividade:

https://www.mg.gov.br/sites/default/files/paginas/imagens/minasconsciente/protocolos/minas_consciente_novo_protocolo_v2.3_-_atrativos_culturais_e_naturais.pdf

Conferir em qual onda está cada segmento:

https://www.mg.gov.br/sites/default/files/paginas/imagens/minasconsciente/atividades_economicas_por_ondas_-_novo_minas_consciente_v6.pdf

O Minas Consciente

Criado pelo Governo do Estado como um dos instrumentos de combate à pandemia da Covid-19, o Minas Consciente faz, periodicamente, a reclassificação de abertura de estabelecimentos.

Ondas – De acordo com o plano, há três ondas nas quais as macrorregiões são classificadas: a onda vermelha, em que apenas os serviços essenciais podem funcionar; a onda amarela, a qual permite que alguns serviços não-essenciais sejam abertos; e a onda verde, que possibilita o funcionamento dos serviços não-essenciais com maior risco.

A título de exemplo, a onda vermelha inclui atividades como supermercados, farmácias, serviços de transporte e telecomunicação. A onda amarela contempla o comércio de móveis, papelaria e vestuário. E a onda verde engloba atividades como cinemas, academias e serviços turísticos. Confira em qual onda se encontra cada segmento.

Após a reclassificação, Minas Gerais agora tem três macrorregiões na onda vermelha: além de Triângulo Norte, Nordeste e Noroeste. Na outra ponta, há duas regiões na onda verde: Triângulo Sul e Norte.

Numa zona intermediária estão as nove regiões da onda amarela. São elas: Centro, Centro-sul, Jequitinhonha, Leste, Leste-Sul, Oeste, Sudeste, Sul e Vale do Aço.

Fonte: ALMG