Imposto de Renda 2020: o que pode acontecer se você não entregar a declaração

Imposto de Renda: o que pode acontecer se você não entregar a declaração

Quando se trata do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda, as perguntas “o que acontece se eu não não entregar minha declaração?” e “preciso pagar multa se eu entregar com atraso?” são as dúvidas mais comuns. As respostas para essas perguntas podem não ser boas, como cobrança de multa e complicações com o CPF, enquanto as penalidades mais graves podem chegar a investigação de crime de sonegação fiscal.

O que pode acontecer se você não entregar a Declaração dentro do prazo?

Se o contribuinte enviar a declaração após o prazo, receberá uma “notificação de lançamento da multa”, com data para quitar a multa, que é aplicada como penalidade pelo atraso. Essa multa possui o valor inicial de R$ 165,74 e pode chegar a até 20% do valor do imposto devido, que deve ser paga dentro do prazo estipulado de 30 dias após a emissão do documento de cobrança. Se atrasar o pagamento, passa a incidir juros de mora sobre o valor, com base na taxa Selic.

Já para quem tem restituição a receber e atrasa o envio, a multa pode ser descontada do valor total da sua restituição – além de o contribuinte ir para o final da fila na ordem de restituição do governo.

O ideal é não atrasar sua declaração ou o seu pagamento de Imposto de Renda, para não sofrer as penalizações tanto financeiras quanto as referentes ao bloqueio e suspensão do CPF.

Saiba tudo sobre o Imposto de Renda 2020

O que acontece se o seu CPF for suspenso?

O CPF suspenso pode impedir:

  • abertura de conta corrente ou poupança;
  • realização de empréstimos;
  • emissão de passaporte;
  • participação em concurso público; e
  • recebimento de aposentadoria.

Portanto, atente-se aos prazos e envie o quanto antes a sua declaração.

E caso você não declare o seu imposto

Se você estiver obrigado a declarar o Imposto de Renda e não o fizer, as penalidades podem ser muito mais graves que as de atraso descritas acima.

Você pode ser processado e investigado por crime de sonegação fiscal, podendo pegar de dois a cinco anos de reclusão. O fisco ainda poderá cobrar uma multa que pode ser acrescida no valor do seu imposto devido, chegando até 150% do valor devido, acrescido com juros baseados na Selic.

Declarar o IR pode ser fácil

Contando com a ajuda de uma equipe experiente e que tem expertise no assunto, a entrega da declaração pode se tornar algo simples e você evita dores de cabeça.

Evite problemas com o Leão. Conte conosco!