Vamos falar um pouco sobre atendimento ao cliente

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O cliente, na maioria das vezes, é carente na área em que procura os serviços. Portanto, busca atenção e compreensão do que realmente quer alcançar. Ou seja, ele deseja que seu prestador seja um parceiro nesta busca pelo tal objetivo ou meta que foi ou será por ele definida.

A parceria vai muito além de fazer o que se é combinado no contrato de prestação de serviços, trata-se de fazer algo a mais, de compreender o objetivo dele e de querer e buscar formas e métodos para chegar com mais eficiência no ponto por ele almejado. Para um bom profissional, é natural serem realizados procedimentos além do combinado, que beneficiarão o cliente em um momento futuro, mesmo que muitas vezes ele não saiba ou compreenda que aquilo foi feito, muito menos como ou por que.

Por isso, a conclusão satisfatória de um resultado pode muitas vezes não mostrar o esforço que foi projetado “por trás das cortinas”, no entanto, o que realmente importa é fazer o melhor, com carinho e paixão. Saber que cada procedimento tem sua importância e saber respeitá-lo, por mais simples que o mesmo possa parecer, entretanto sempre visando à melhoria e criticando os procedimentos atualmente adotados.

Muito além de um atendimento fantástico, ou uma reunião cheia de palavras difíceis e linguagens técnicas, o cliente deseja seu sorriso ao recebê-lo. Ele quer sentir que é bem vindo, que é “da família”. Ele quer ser compreendido. Quer sentir a satisfação em ver você atendê-lo. Para que assim, ele possa depositar sua confiança gradativamente, o que é uma das conquistas mais preciosas para um prestador de serviços: a confiança de seu cliente externo.

Autor: Daniel Faria