Principais vantagens em manter a contabilidade em dia

Principais vantagens em manter a contabilidade em dia

É difícil imaginar o sucesso de uma empresa sem levar em consideração de duas variáveis: organização e planejamento. Desde o uso de softwares de gestão contábil até a adoção de estratégias eficientes para os negócios, qualquer diferencial que possa torná-lo mais competitivo é muito importante para o sucesso de qualquer empresa.

E, para que se tenha organização e se possa ter planejamento, aspectos financeiros, contábeis e tributários não devem ser negligenciados. Isso permitirá que o empresário tenha informações suficientes para tomar decisões, fazer investimentos e obter diagnósticos do rumo que os negócios estão tomando.

Portanto, manter a contabilidade em dia é fundamental para qualquer empresa, isso não resta dúvidas. Porém, você sabe quais as vantagens reais de ter esse fator sob controle? Listamos aqui alguns benefícios.

1. Manter o controle financeiro da sua empresa

Acredite, muitas empresas negligenciam esse fator. Manter a contabilidade em dia significa ter maior controle financeiro sobre o negócio como um todo. Ela torna possível, por exemplo, prever se os recebíveis de um determinado período serão suficientes para cobrir as despesas.

Da mesma forma, torna-se possível provisionar valores para despesas futuras (como o pagamento do 13º salário) ou ainda separar parte do capital para investimentos, sem que isso comprometa o fluxo de caixa. Mas esse diagnóstico só é possível se as informações contábeis estiverem em dia.

2. Facilita a obtenção de linhas de crédito

Os bancos e instituições financeiras, antes de realizarem empréstimos, solicitam uma série de garantias para que possam compreender a capacidade que aquela companhia tem de honrar suas dívidas. Fica extremamente complicado comprovar que a empresa está fazendo a sua parte quando nem mesmo a contabilidade é gerida de forma correta.

A falta de documentos comprobatórios, ou mesmo a ausência do registro dessas informações, é algo que pesa contra nessas horas. O banco pode considerar o empréstimo mais arriscado e as taxas de juros, provavelmente, serão maiores ou a empresa poderá ter créditos negados.

3. Facilita eventuais comprovações que os sócios necessitem

Manter a contabilidade em dia traz benefícios diretos também para os sócios da empresa. Primeiramente, torna-se possível a apuração de lucro para distribuição a eles sem a incidência de tributos. É, portanto, uma forma de investimento, pois permite reduzir os gastos desnecessários ou decorrentes de atrasos.

Além disso, a correta aplicação das regras contábeis mostra aos sócios a situação patrimonial real de uma empresa, seja ela positiva ou negativa. Isso facilita bastante a eventual saída de sócios como também possíveis vendas de cotas de participação sem que haja maiores entraves burocráticos.

4. Sua empresa fica dentro da lei

O Novo Código Civil Brasileiro exige a prestação de contas por parte dos administradores, conforme destaca o Artigo 1020.

Art. 1.020. Os administradores são obrigados a prestar aos sócios contas justificadas de sua administração, e apresentar-lhes o inventário anualmente, bem como o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Além disso, em casos de requerimento de recuperação judicial, também é necessário apresentar os livros contábeis rigorosamente em dia, conforme o artigo 7 da Lei 11.101/2005.

Art. 7. A verificação dos créditos será realizada pelo administrador judicial, com base nos livros contábeis e documentos comerciais e fiscais do devedor e nos documentos que lhe forem apresentados pelos credores, podendo contar com o auxílio de profissionais ou empresas especializadas.

5. Acompanhamento em tempo real da situação financeira

Você não precisa esperar até o final do mês para emitir relatórios e descobrir se as coisas estão indo bem ou mal para a sua empresa. Essa é uma das grandes vantagens em se utilizar softwares de gestão contábil. Além de automatizarem diversas funções, eles permitem que você tenha uma visão do todo em tempo real.

As vantagens de utilizar softwares como esse não param por aí. Os gestores da sua empresa passarão a ter acesso online, a partir de qualquer lugar, aos dados de entradas e saídas. Além disso, essas soluções reduzem os trabalhos manuais e aumentam a agilidade, permitindo que os profissionais contábeis dediquem mais tempo à análise das informações do que ao simples preenchimento de dados.

6. Crie uma cultura de resultados

Manter a contabilidade em dia é o primeiro passo para criar uma cultura de resultados em sua empresa. Muitas companhias tentam implantar políticas de qualidade e participação dos colaboradores, mas se esquecem de cumprir a sua parte: fazer os pagamentos em dia e registrar corretamente as movimentações financeiras.

Quando a base sobre a qual esses fundamentos são construídos é sólida, as chances de que as ações de qualidade sejam bem recebidas pelos funcionários aumentam. Em outras palavras, quando tudo está organizado, as pessoas tendem a serem também mais organizadas, gerando um cenário no qual todos saem ganhando.

Conclusão

Os itens acima são apenas alguns dos benefícios para o negócio em se manter a contabilidade. Se a contbilidade da sua empresa ainda não é totalmente organizada, comece hoje mesmo a adotar soluções e ferramentas que melhorem o aspecto contábil da sua empresa. O negócios e seus sócios só têm a ganhar com ações como essas.

Conte com a Foco!