Imposto de Renda 2019: dicas para não cair na malha fina

Quando chega a época do Imposto de Renda, muita gente fica preocupada com a temida malha fina. Mas, afinal, o que isso significa e como evitar esse tipo de problema?

A Receita Federal, nos últimos anos, modernizou em muito os seus processos de fiscalização, principalmente no momento de envio das declarações do Imposto de Renda. Os modernos e integrados sistemas da Receita são capazes de cruzar uma série de informações e compará-las com as que a pessoa informou em sua declaração. Caso seja constatada alguma inconsistência ou erro de preenchimento, o contribuinte é notificado e deve prestar esclarecimentos, a famosa malha fina.

Dicas para evitar cair na malha fina

Não omita receitas

Existem alguns pontos que fazem com que muitos contribuintes caiam na malha fina, um deles são os rendimentos informados. Como a Receita tem acesso a vários tipos de informações, ela pode detectar a omissão de receitas vindas de outras fontes pagadoras. Além disso, é preciso ter muito cuidado com as pessoas que você insere como dependentes.

Não omita salários

Em alguns casos, quando essa pessoa trabalha com carteira assinada, a Receita tem acesso aos dados dos salários recebidos ao longo do ano. Sendo assim, omitir essa informação é um convite para entrar na malha fina.

Não declare despesas com saúde acima do que realmente foi gasto

É essencial analisar com cuidado as despesas com saúde antes de incluir na sua declaração. Nesse caso, tenha atenção para não inserir um valor acima do que efetivamente foi gasto.

Tenha cuidado ainda com o montante que foi pago a título de recolhimento para o Imposto de Renda. Esse montante precisa compor a sua declaração e um simples erro de digitação pode colocar você na malha fina.

A Receita tem acesso às informações de prestação de atendimento médico realizados por profissionais e clínicas espalhadas por todo o país, bem como os valores pagos a planos de saúde.

Não omita aluguéis

Outro elemento frequentemente esquecido, e que coloca muita gente na malha fina, é a falta de informação sobre o recebimento de aluguéis. Isso é válido principalmente para quem é proprietário de imóveis, uma vez que esse valor compõe seus rendimentos anuais.

Movimentação bancária fora da realidade

Tome muito cuidado com a sua movimentação bancária e utilização do cartão de crédito. Muitas pessoas costumam emprestar suas contas e cartões para outras pessoas. Se isso já é perigoso para a sua relação com aquela pessoa, pode ser ainda mais complicado explicar a situação a um fiscal da Receita sob suspeita.

Mais

Além desses pontos que falamos, também é preciso ter atenção a:

  • Resgate de previdência privada.
  • Variação patrimonial.
  • Falta de declaração de aquisição de imóveis de incorporadoras.
  • Falta de declaração de imóveis adquiridos.

Agora que você já sabe o que é malha fina e como evitar esse tipo de problema, faça a sua declaração o quanto antes. Tenha atenção na hora de preencher os campos, para evitar as multas e penalidades por causa de dados errados e perda do prazo.

Precisa de ajuda? Deixe sua declaração por conta da Foco Contábil.