Contabilidade própria ou terceirizada? O que é melhor?

Contabilidade própria ou terceirizada? O que é melhor?

Abrir e gerir uma empresa, independentemente do porte ou segmento, exige uma série de cuidados, habilidades e conhecimentos. Além de planejar muito bem o novo negócio, é fundamental pensar na figura do contador para sua empresa.

Terceirizar ou não a contabilidade? Eis a questão. Não se preocupe se esta é sua dúvida. Muitos empreendedores passam pelo mesmo dilema. Se por um lado têm medo de deixar algo tão importante a cargo de outras pessoas, por outro pensam em como seria bom poder se concentrar apenas na atividade-fim do negócio. Para decidir é preciso levar em consideração ganho de tempo, redução de custos e confiança.

Anos atrás, era comum cada empresa ter seu próprio departamento de contabilidade. Entretanto, o cenário hoje é bem diferente, e muitas organizações têm buscado a terceirização para assegurar qualidade e eficiência às suas atividades. As normas dos órgãos reguladores mudam a todo instante e é difícil acompanhá-las. Por isso, a figura do contador é mais do que essencial.

Muitas empresas preferem manter seu próprio departamento contábil, mas a terceirização para esse serviço ampliou demasiadamente e hoje o serviço é extremamente confiável. Independentemente de optar entre a contabilidade própria ou terceirizada, o novo empresário deve ter em mente que o novo profissional contábil deve ter habilidades pessoais, entendimento do negócio e participação ativa no processo de gestão. A função do contador, antes de mais nada, é evitar a falência da empresa. Se a mesma estiver no vermelho, é função dele identificar um recurso para reverter a situação.

A terceirização consiste em transferir para terceiros a execução de tarefas para as quais a relação custo/benefício de realizá-las internamente não é das mais vantajosas, seja do ponto de vista de qualidade, finanças ou até mesmo de especialidade. Ao terceirizar seus serviços, a empresa torna desnecessária a contratação e manutenção de equipe própria, que envolve salários, treinamento, espaço dentro da organização, equipamentos, encargos sociais, entre outros custos.

A terceirização tem proporcionado o surgimento de novos negócios e a melhora na qualidade de serviços, tornando-os mais competitivos. Ao adotar a terceirização, a empresa poderá concentrar seus recursos e esforços em sua área produtiva.

Na Foco Contábil você pode confiar.

Foco Contábil. Você precisa ter! www.fococontabil.com