Como separar corretamente as finanças pessoais das finanças empresariais

Como separar corretamente as finanças pessoais das finanças empresariais

Muitos empresários não sabem como separar adequadamente as contas pessoais das contas profissionais, o que acaba prejudicando a situação financeira do negócio. Esse é um erro muito comum entre os pequenos e médios empresários.

Para simplificar os processos financeiros internos, eles acabam prejudicando o futuro da empresa.

Como fazer a separação

Organize suas finanças

O primeiro passo é você organizar as finanças. Nada pode ser feito se não há um controle financeiro adequado.

Empresários que buscam organizar suas finanças pessoais geralmente são melhores sucedidos dos que os que não realizam este procedimento, pois isso possibilita que o empreendedor supere os desafios do dia a dia e mantenha suas finanças em ordem sem precisar sacar o caixa da empresa.

Não utilize o dinheiro da empresa para uso pessoal

Mesmo que no início pequenos saques pareçam inofensivos, no final do mês você pode acabar no vermelho, com uma rombo no caixa da empresa. Não use o dinheiro da empresa para pagar suas despesas pessoais.

O caixa da empresa precisa ser ajustado de acordo com a entrada e saída, bem como despesas e custos operacionais.

Estipule um valor fixo mensal para os sócios

Em muitos casos, os empreendedores retiram dinheiro da empresa com base nas suas necessidades pessoais, no que vai precisando no dia a dia. Mas isso é um grande erro.

Estabeleça um valor mensal fixo para cada sócio. O provisionamento de um valor fixo mensal adequado à situação da empresa não prejudicará o desenvolvimento das atividades do negócio, além de ser mais previsível para a realização de um planejamento e a administração de um capital de giro.

Tenha controle financeiro

Uma das melhores maneiras de realizar um controle financeiro eficaz é sempre contar com profissionais de contabilidade para auxiliá-lo. Além de facilitar a tributação, folha de pagamento, relatórios contábeis e fiscais e monitoramento de fluxo de caixa, profissionais de confiança também podem otimizar todos os seus controles financeiros.

Faça uma reserva de capital

Tanto na vida pessoal como na empresarial, a empresa passará por momentos de instabilidade, que podem trazer prejuízos momentâneos – o que é normal, pois nossa economia é bastante oscilante.

Em muitos casos, os empreendedores acabam utilizando fundos pessoais para compensar o déficit de receita da empresa ou vice-versa. Todo empreendedor deve preparar reservas financeiras, tanto para imprevistos na empresa como para imprevistos na vida pessoal.

Retenha um determinado percentual do salário para que possa servir de reserva pessoal, em caso de necessidades.

Contrate uma empresa especializada

Um erro frequente cometido por empresários que não possuem uma alta demanda de serviço, é pensar que uma assessoria contábil não será útil para o seu negócio. Uma empresa contábil de confiança, com expertise e conhecimento, pode auxiliar o empreendedor em todas as questões empresariais.

Conte com a Foco Contábil!