5 dicas para escolher um bom escritório contábil para sua empresa

5 dicas para escolher um bom escritório contábil para sua empresa

Um dos principais passos que devem ser seguidos por quem deseja iniciar um empreendimento, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, é garantir e construir uma boa relação com o escritório de contabilidade.

Além de ser o primeiro consultor do empreendedor, o escritório contábil será responsável pelas resoluções e acompanhamentos de todas as questões burocráticas da empresa, da elaboração dos contratos e cálculos das obrigações trabalhistas a melhorias nos sistemas de gestão da empresa. Consequentemente, o escritório terá grande impacto crescimento dos negócios.

Selecionamos abaixo 5 dicas essenciais para a escolha de um bom escritório contábil. Confira as informações e garanta o sucesso da sua empresa.

1. Peça indicações e confira o registro no órgão de classe

Muitas vezes, a escolha ou troca de um escritório contábil é feita a partir de recomendações. Outros empresários que já contratam os serviços de determinada empresa fazem a recomendação de seus serviços e, assim, é mais fácil saber quais serviços são prestados e a sua qualidade, pontualidade, agilidade e atenção aos clientes.

Procure também fazer uma visita no escritório para conhecer melhor a sua estrutura e o seu pessoal. Por fim, ao escolher um bom escritório, busque as documentações e registros tanto do negócio quanto do profissional junto aos órgãos responsáveis e órgão de classe (Conselho Regional de Contabilidade) e confira se os profissionais estão devidamente habilitados e registrados.

O escritório de contabilidade não precisa estar localizado na mesma região da empresa, e sim prestar um serviço com suporte adequado e de boa qualidade.

Vale salientar que a escolha deve levar em consideração o profissionalismo do escritório e não somente as relações de amizade.

2. Considere o nicho de serviços oferecidos pelo escritório contábil

Os serviços de um escritório de contabilidade devem contemplar sempre a pontualidade, que é um ponto crucial para o pagamento das obrigações de uma empresa. Mas, além disso, ele deve te oferecer outros serviços que vão muito além do pagamento de tributos. Um dos grandes diferenciais é a emissão de relatórios gerenciais. Afinal, o contador já tem todos os dados financeiros e assim poderá lhe auxiliar com questões envolvendo análises, tendências e projeções.

Outro aspecto que pode ser levado em conta como diferencial é a assessoria tributária – se o escritório oferece o serviço de estudo tributário que pode fazer com que sua empresa, legalmente, pague menos impostos. Assim, considere quais serviços o escritório contábil pretendido pode fazer por você na hora de contratar.

4. Conheça bem os honorários antes de contratar

Os valores base dos honorários contábeis são definidos e apresentados nos Sindicatos dos Escritórios de Contabilidade de cada região. Mas, na hora de fechar o contrato, cada um dos serviços deve ser devidamente discriminado e os valores de honorários para cada um devem ser apresentados. Vale lembrar que serviços mais especializados e com mais detalhes terão preços diferenciados conforme o grau de dificuldade de sua execução. Por isso, procure conversar e entender o que está sendo oferecido e cobrado.

4. Busque escritório que dispõe de equipes especializadas

Procure escritórios que ofereçam departamentos ou equipes especializadas em determinados assuntos. Esse tipo de serviço agrega valor ao seu negócio, pois os profissionais têm vasta experiência e conhecimentos específicos que podem lhe auxiliar e trazer muitos benefícios de longo prazo.

5. Analise o sistema de comunicação oferecido e construa uma relação de confiança com o escritório

É preciso que exista uma relação de confiança empresa-contador, e que aumente com o tempo. Essa relação é importante e baseada no atendimento e atenção que o escritório dará, bem como nos diferenciais que lhe são ofertados e podem trazer benefícios para sua empresa.

Respostas quase que instantâneas e resoluções rápidas são essenciais na relação cliente x contador. Por isso, manter canais de contatos ágeis e sempre ativos é um diferencial que deve ser levado em conta. Questione se o escritório possui telefones ativos, e-mail, site ou outro meio de comunicação viável para ambos.

Encontrar um escritório de contabilidade ideal nem sempre é uma tarefa fácil, mas com pesquisa, verificação junto aos órgãos de classe e um bom relacionamento, você poderá ter um serviço de qualidade e que seja um diferencial para a gestão da sua empresa.

É preciso ter confiança nos profissionais e no escritório de contabilidade. Lembre-se que nesta relação serão discutidas informações confidenciais e, por isso, sentir-se confortável é imprescindível!

Conte conosco!

Foco Contábil. Você precisa ter! www.fococontabil.com